Banca de DEFESA: RICARDO LEAL CUNHA

DISCENTE : RICARDO LEAL CUNHA
DATA : 25/02/2021
LOCAL: Instituto de Química

OCORRÊNCIA DE DROGAS SINTÉTICAS NO NORDESTE BRASILEIRO: UM ESTUDO SOBRE A PREVALÊNCIA DE ESTIMULANTES DO TIPO ANFETAMINA (ATS) E NOVAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS (NPS) NOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE

drogas sintéticas; estimulantes do tipo anfetamina; novas substâncias psicoativas; LC-MS/MS; GC-MS; RMNq

O mercado ilícito de drogas sintéticas é caracterizado pela ampla variedade de substâncias psicoativas de diferentes classes químicas e farmacológicas, tais como estimulantes do tipo anfetamina e novas substâncias psicoativas que têm surgido mais frequentemente nesse mercado nos últimos vinte anos. Um relatório divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz em julho de 2019, demonstrou que aproximadamente 33,8% dos jovens brasileiros entre 12 a 34 anos já consumiram alguma substância ilícita ao longo da vida. Diante desse cenário, o conhecimento sobre a composição química dessas drogas, a natureza e a quantidade dos ativos presentes, é relevante em diversos aspectos. O principal deles está relacionado com a saúde pública e a necessidade de atendimento médico adequado para pessoas que ingerem substâncias psicoativas até então desconhecidas. Outro aspecto importante é o conhecimento sobre a composição dessas drogas apreendidas pela polícia, no sentido de estabelecer procedimentos adequados de análise química e toxicológica nos laboratórios forenses. Neste estudo foram identificadas 21 substâncias entre drogas sintéticas clássicas e novas substâncias psicoativas, em apreensões ocorridas em 17 cidades da Bahia e de Sergipe, empregando GC-MS, FTIR e RMN. Com objetivo de investigar a composição do ecstasy e de estimulantes anfetamínicos, apreendidos entre 2014 e 2019, foi desenvolvido um método analítico para determinação de 12 substâncias de interesse empregando GC-MS. As análises de 203 comprimidos demonstraram que o MDMA, principal componente do ecstasy, foi encontrado em 57% das amostras, em quantidades entre 27,3 –187,1 mg/comprimido. Misturas de MDMA, MDA, cafeína e catinonas sintéticas foram observadas em 34% dos comprimidos de ecstasy analisados. As análises de comprimidos ilícitos de Nobésio demonstraram que clobenzorex e cafeína foram as únicas substâncias encontradas em 93% das amostras, em quantidades entre 2,15 – 34,5 mg/comprimido e 4,94 – 118,3 mg/comprimido, respectivamente. Após esses achados, foi desenvolvido um método analítico para determinação de 11 drogas sintéticas em 50 amostras de sangue, empregando precipitação de proteínas e LC-MS/MS, com o objetivo de investigar o uso dessas drogas em casos post-mortem. Em cinco amostras foram identificadas MDMA, MDA, anfetamina e clobenzorex, em concentrações que variaram entre < 5,0 ng/mL (MDMA) e 389,3 ng/mL (anfetamina). Esses resultados demonstram que o comércio ilícito de drogas sintéticas nestes estados, tem contribuído de forma significativa para o consumo indiscriminado e a ocorrência de casos de intoxicação em diversos eventos fatais.

Presidente - 1143276 - PEDRO AFONSO DE PAULA PEREIRA
Interno(a) - 1553299 - GISELE OLIMPIO DA ROCHA