Banca de DEFESA: EMMANUELLE FERREIRA REQUIÃO SILVA

DISCENTE : EMMANUELLE FERREIRA REQUIÃO SILVA
DATA : 28/01/2021
LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA DA PÓS GRADUAÇÃO
ESTRATÉGIAS ANALÍTICAS PARA A DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA NA CELULOSE E SEMENTES DE PINHÃO DA OITI USANDO FERRAMENTAS QUIMIOMÉTRICAS

Oiti. Pinhão. Composição química. Análise exploratória. Ferramentas quimiométricas.

Este trabalho investigou a composição química da polpa de oiti e sementes de pinhão empregando ferramentas quimiométricas. O capítulo 1 encarrega-se da abordagem do oiti (Licania tomentosa (Benth.) Fritsch.), fruta nativa do Brasil, pouco utilizada na dieta humana devido à escassez de informações sobre sua caracterização nutricional. Neste trabalho, composição centesimal, caracterização físico-química, composição mineral, substâncias bioativas e antinutrientes de polpa de oiti foram investigadas. Técnicas de análise multivariada (Rede Neural de Kohonen, PCA e HCA) foram usadas para avaliar se havia diferenças significativas entre as amostras coletadas na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, quanto à composição nutricional. O algoritmo híbrido RNA-AG foi aplicado para otimizar o método usado para determinação de substâncias fenólicas totais. As amostras foram digeridas em fornos de microondas usando a mistura oxidativa de HNO3 e H2O2 para determinação de multi-elementos de Ca, Cu, K, Mg, Mn, P e Zn utilizando a técnica Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP OES). O teor de carbono residual foi determinado para avaliar a eficiência do procedimento de digestão ácida. A exatidão do método foi confirmada pela análise do material de referência certificado de folhas de espinafre (1570a) e folhas de maçã (1515) do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST). Os resultados indicam que a polpa de oiti pode contribuir para a saúde humana, devido o seu valor nutricional e suas propriedades antioxidantes naturais, possibilitando aplicações na indústria farmacêutica e no desenvolvimento de novos produtos alimentícios. No capítulo 2, o foco do estudo foi a semente de pinhão (Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze) rica em nutrientes e o sabor neutro pode ser muito versátil na culinária sul-americana. Dessa forma, o estudo teve como objetivo determinação e avaliação quimiométrica dos minerais, composição centesimal e elemento tóxico em sementes de pinhão (crua e cozida), comercializados em cinco estados brasileiros, tais como: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A metodologia empregada consistiu na digestão ácida das sementes de pinhão (in natura e cozida) de cinco estados brasileiros na mistura HNO3/H2O2 em bloco digestor. A análise exploratória foi realizada com utilização de ferramentas quimiométricas gerando os gráficos de Boxplot, PCA e HCA no software R, permitiu obter informações relevantes quanto o efeito do cozimento nos minerais presentes nas sementes de pinhão. Com isso, foi possível discriminar as amostras quanto às formas de preparo (crua e cozida), em que as amostras cruas indicaram as maiores concentrações dos analitos analisados, entretanto as amostras cozidas apresentaram lixiviação dos nutrientes para água de cozimento, durante o processo de cocção. Assim, essas informações são necessárias para melhor compreensão do valor nutricional das sementes de pinhão brasileiras, podendo ser usadas no desenvolvimento de novos pratos culinários e nas dietas terapêuticas.

Presidente - 286034 - ANA MARIA PINTO DOS SANTOS
Interno(a) - 318.201.155-34 - WALTER NEI LOPES DOS SANTOS - UFBA