Banca de DEFESA: LUANA ARAÚJO OLIVEIRA

DISCENTE : LUANA ARAÚJO OLIVEIRA
DATA : 08/02/2021
LOCAL: Instituto de Química - webconferência

Tálio, Papel cromatográfico, Análise direta de amostra sólida, Espectrometria de absorção atômica de alta resolução com fonte contínua.

Em virtude do elevado grau de toxicidade do tálio e com possível contaminação do meio ambiente devido à presença natural ou por ação antrópica neste trabalho, é proposto um método simples e rápido para a separação e pré-concentração de tálio em amostras de água utilizando papel de filtro cromatográfico como suporte sólido com posterior determinação por espectrometria de absorção atômica de alta resolução com fonte contínua em forno de grafite com análise direta de sólidos (SS HR-CS GF AAS). Foi realizada uma investigação das variáveis que influenciam a pré-concentração, como o pH da amostra, tempo de agitação, volume da amostra, efeito de outras espécies, tipo e concentração do reagente mascarante. Após a otimização dessas variáveis, o método analítico desenvolvido apresentou um fator de pré-concentração de 57, precisão de 9,4 % (solução de tálio 10 μg L -1), um limite de detecção de 0,0169 µg L-1 e um limite de quantificação de 0,0563 µg L-1. Foram realizados testes de adição e recuperação e os resultados variaram na faixa de 91% a 110%. A exatidão do método foi avaliada através da análise do material de referência certificado de água fortificada TDMA 52.4 e por análise de amostras de água com método comparativo que empregou um espectrômetro de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). O procedimento foi aplicado para a determinação de tálio em amostras de água coletadas na cidade de Barreiras, Bahia, Brasil. As concentrações de tálio presentes nas amostras analisadas variaram na faixa entre 0,0814 e 0,802 μg L-1. O método mostrou-se simples, rápido, eficiente e de fácil execução para a determinação de tálio por SS HR-CS GF AAS.

Presidente - 1649202 - LEONARDO SENA GOMES TEIXEIRA
Interno - 286034 - ANA MARIA PINTO DOS SANTOS