Banca de DEFESA: ÍCARO SACRAMENTO DE ALMEIDA PORTO

DISCENTE : ÍCARO SACRAMENTO DE ALMEIDA PORTO
DATA : 11/12/2020
LOCAL: Instituto de Química

ESTRATÉGIAS ANALÍTICAS USANDO IMAGENS DIGITAIS PARA DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ASCÓRBICO EM SUCOS DE FRUTAS

IMAGENS DIGITAIS, ÁCIDO ASCÓRBICO, SUCOS DE FRUTAS

Nos últimos anos, diversos métodos espectrofotométricos consolidados na literatura tem sido adaptados para imagens digitas (DI), oferecendo uma alternativa de análise rápida, portátil e de baixo custo. Nesse contexto, o presente trabalho propôs o desenvolvimento de estratégias analíticas baseadas em imagens digitais para quantificação de ácido ascórbico em amostras de sucos naturais de frutas utilizando os reagentes cromogênicos 1,10-fenatrolina e Br-PADAP (-(5-bromo-2-piridilazo)-5-dietilaminofenol). Em meio ácido, o ácido ascórbico reduz o Fe(III) à Fe(II) e esse novo estado de oxidação forma complexos coloridos com os reagentes propostos.  Para estabelecimento das melhores condições de análise, foram aplicadas técnicas de otimização multivariadas e univariadas. As imagens foram obtidas através de uma webcam com detector CMOS (Complementary Metal-Oxide Semicondutor), armazenadas em formato jpg e submetidas a softwares específicos para extração dos dados.  A construção do sinal analítico foi realizada a partir do modelo aditivo de cores RGB (red, green e blue) correspondendo as cores vermelho, verde e azul. Foram investigadas duas formas de processamento: uma delas é análoga a lei de Beer e a outra foi definida como o resultado da expressão: S = 255 – ( R, G ou B), em que R, G ou B, refere-se à intensidade de radiação emitida pelo padrão ou solução amostral em um componente de cor. A precisão do método foi avaliada em termos de desvio-padrão relativo (%RSD) utilizando amostras escolhidas arbitrariamente (n=10), com valores variando entre 1,2% e 8,2%. Os limites de detecção (LD) variaram entre 0,004 e 0,857 mg/100g e os de quantificação (LQ) entre 0,012 e 2,857 mg/100g. A exatidão foi avaliada através dos resultados da técnica molecular correspondente. Foram avaliadas as concentrações de ácido ascórbico em um total de 13 amostras de frutas, sendo elas: limão, laranja, uva, lima, abacaxi, tangerina, manga, mangostão, ameixa, maracujá, jenipapo, melão e melancia, adquiridas na cidade de Salvador. As concentrações obtidas variaram entre 3,8 mg/100g e 38,1 mg/100g. A análise de imagens digitais produziu resultados satisfatórios e demonstrou ser uma alternativa promissora em substituição ao uso de equipamentos de alto custo.

Interno - 268481 - SERGIO LUIS COSTA FERREIRA
Interno - 670.936.635-91 - VALFREDO AZEVEDO LEMOS - UFBA