Banca de DEFESA: DANIEL MOREIRA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL MOREIRA ARAUJO
DATA : 18/12/2020
HORA: 08:00
LOCAL: Instituto de Química
TÍTULO:

Preparação de compostos nitrogenados e aplicação da quimiometria para maior eficiência da mecanoquímica na síntese de intermediários sintéticos


PALAVRAS-CHAVES:

tetrazóis, quimiometria, mecanoquímica


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Uma das classes de compostos com a aplicação mais importante e frutífera na química medicinal são os tetrazóis que foi sintetizado neste trabalho com uma metodologia de catálise de bismuto como tiófilo em tiocarbohidrazonas. A utilização de bismuto como catalisador tem menor impacto ambiental do que tiófilos rotineiramente utilizados como o mércurio. Para nossa surpresa quatro Bistetrazóis foram obtidos através deste método, o escopo foi limitado devido a baixa solubilidade do sólido formado após a adição de todos os reagentes. A investigação deste sólido nos mostrou que complexos do substrato tiocarbohidrazona com o bismuto são formados, estes tipos de complexos metálicos tendem a apresentar potencial atividade biológica. Assim, 10 complexos foram sintetizados. Na busca de inserir mais parâmetros de química verde na síntese destes ligantes, 10 tiocarbohidrazonas foram sintetizadas via reator mecanoquímico do tipo moinho de bolas planetário sem solvente fornecendo produtos de 52% a rendimentos quantitativos.

Com o desfecho em relação a síntese “verde” via mecanoquímica, a síntese de derivados clorados da acetanilida que são importantes blocos construtores foi realizada devido os principais métodos desta reação utilizarem solventes, junto a isso a busca pelo entendimento dos parâmetros mecanoquímicos para alcançar uma maior eficiência na reação a Quimiometria foi utilizada. Graças a essa aliança Mecanoquímica-Quimiometria as variáveis frequência de rotação e o tempo de reação mostraram ser significantes para a otimização enquanto o número de esferas foi considerado insignificante. Esse método foi capaz de acordo com a métrica de química verde Fator-E ser 16 vezes mais verde do que o método mais eficiente da literatura, assim obteve-se 3 derivados clorados da acetanilida com rendimentos comparáveis aos maiores rendimentos da literatura. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1215450 - SILVIO DO DESTERRO CUNHA
Interno - 1148522 - ELIANE DE OLIVEIRA SILVA
Interno - 1068075 - JORGE MAURICIO DAVID
Interno - 1276681 - RONAN BATISTA
Interno - 268481 - SERGIO LUIS COSTA FERREIRA
Externo ao Programa - 2585200 - ANGELICA FERRAZ GOMES
Externo ao Programa - 1788171 - BRUNO OLIVEIRA MOREIRA
Externo ao Programa - 1568172 - ROSANA LOPES LIMA FIALHO
Externo à Instituição - AMENSON TRINDADE GOMES - UFRB
Notícia cadastrada em: 16/11/2020 18:33
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA