Banca de DEFESA: ELISSON ANDRADE DE SOUZA

DISCENTE : ELISSON ANDRADE DE SOUZA
DATA : 04/09/2020
LOCAL: Sala virtual Conferências web RNP

TRATAMENTO DO LODO DE CURTUME COM GERAÇÃO SIMULTÂNEA DE HIDROGÊNIO EMPREGANDO SISTEMAS FOTOCATALÍTICOS BIFUNCIONAIS E OUTROS PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS

Curtume de couro, fotocatálise, hidrogênio, Processos Oxidativos Avançados, compósitos CdS/ZnO, oxido de grafeno reduzido

Produzir hidrogênio a partir do tratamento fotocatalítico do lodo de curtume de couro é uma forma sustentável de geração de energia limpa, com baixo custo e empregabilidade de resíduos, promovendo a química verde. Aliada a isso, a incidência de luz solar na superfície da Terra é mais que suficiente para suprir as necessidades energéticas do planeta, sendo esta composta por cerca de 43% da luz visível. Neste sentido, o presente trabalho propõe o emprego do resíduo de curtume obtido da etapa de banho de caleiro, rico em sulfeto de sódio, para atuar como reagente de sacrifício e compósitos do tipo (CdS)x/(ZnO)y como fotocatalisador na produção fotocatalítica de hidrogênio assistida por luz visível, empregando óxido de grafeno reduzido (RGO) como cocatalisador. O lodo de caleiro, material objeto do estudo, foi selecionado por apresentar elevados teores de enxofre (73,0 g kg-1) e carbono orgânico total (430,0 g kg-1), que podem atuar como reagentes de sacrifício na produção fotocatalítica de hidrogênio. A 50% (v/v) de resíduo e pH ≥ 13, os fotocatalisadores RGO/(CdS)1,0/(ZnO)0,4 e RGO/(CdS)1,0/(ZnO)0,73/(ZnS)0,57 demonstraram os melhores desempenhos na produção de hidrogênio, de 1,6 mmol g-1cat h-1 e 1,4 mmol g-1cat h-1, respectivamente, mitigando de 80-90% do teor de sulfeto no resíduo de curtume. Testes de longa duração demonstraram que estes fotocatalisadores permanecem fotoativos por um período de 24 h e mantêm a fotoatividade mesmo após 3 ciclos. Estes materiais demonstraram grande potencial para aplicação na recuperação de energia a partir de lodo de curtume com simultâneo abatimento de sulfeto com possibilidade de uso de luz solar. Merece destaque o fotocatalisador RGO/(CdS)1,0/(ZnO)0,73/(ZnS)0,57 devido ao seu menor teor de Cd e mínima lixiviação deste metal durante o tratamento fotocatalítico, o que está em maior consonância com a química verde. Apesar da elevada produção de hidrogênio e abatimento de sulfeto, nem todos os poluentes são mitigados neste processo. Assim, Processos Oxidativos Avançados (POA) foram empregados, com o auxílio de H2O2 70% para degradar a matéria orgânica recalcitrante. Através da otimização pela matriz Doehlert, o processo Sono-Fenton foi identificado como o mias eficiente, promovendo uma redução de DQO na ordem de 95% em 30 min.

Interno - 1299469 - LUCIANA ALMEIDA DA SILVA
Interno - 659.324.555-00 - MARCOS DE ALMEIDA BEZERRA - UFF