Banca de DEFESA: DALILA DOS SANTOS MONTEIRO

DISCENTE : DALILA DOS SANTOS MONTEIRO
DATA : 05/02/2020
LOCAL: Sala de Seminários - Instituto de Química

Nitreto de Carbono: Semicondutor polimérico aplicado à produção fotocatalítica de hidrogênio

Nitreto de carbono polimérico; dopagem; enxofre; fotocatálise; hidrogênio; luz visível; EDTA

Neste trabalho, foi realizada a síntese, caracterização e avaliação da atividade fotocatalítica de semicondutores baseados em nitreto de carbono polimérico (PCN) na reação de produção de hidrogênio sob irradiação de luz visível (ʎ ≥ 420nm) empregando o sal dissódico do ácido etilenodiaminotetracético (EDTA-2Na) como reagente de sacrifício. A síntese dos fotocatalisadores foi realizada por policondensação térmica e os parâmetros de síntese foram investigados, tais como tipo de precursor (uriea e tioureia), taxa de aquecimento (2, 5 e 10 °C min-1) e tempo de tratamento térmico (4 e 6 horas), a fim de obter materiais com elevada atividade fotocatalítica. A caracterização dos fotocatalisadores foi realizada por técnicas como TGA, DSC, DRX, FTIR-ATR, RAMAN, MEV, Fisissorção de N2, DRS, PL e determinação de pHzpc pelo método de adsorção. Parâmetros da reação fotocatalítica, tais como, pH e tipo de reagente de sacrifício (EDTA e glicerol), também foram investigados. As técnicas empregadas na caracterização dos materiais sintetizados permitiram identificar que os sólidos obtidos a partir da tioureia apresentam propriedades estruturais, morfológicas, texturais e óticas que favorecem a maior fotoatividade. As amostras de PCN dopadas com enxofre apresentaram maior atividade fotocatalítica na produção de hidrogênio devido ao estreitamento do bandgap e à supressão de recombinação de carga nesses semicondutores. Os parâmetros da reação fotocatalítica que apresentaram maior taxa de produção de hidrogênio foram pH = 7 e EDTA como reagente de sacrifício. A combinação desses efeitos levou a amostra de nitreto de carbono polimérico dopada com enxofre obtida com taxa de aquecimento de 5 ºC min-1 e tempo de aquecimento de 6 h (amostra SPCN4) a uma atividade fotocatalítica mais alta, com produção de hidrogênio de 214,75 μmol g -1 h -1.

Interno - 2362069 - RAILDO ALVES FIUZA JUNIOR
Interno - 1507716 - MAURICIO MORAES VICTOR