Banca de DEFESA: TAMIRES MARIEL MUNIZ MILHAZES

DISCENTE : TAMIRES MARIEL MUNIZ MILHAZES
DATA : 01/08/2019
LOCAL: Instituto de Química

COMPLEXOS DE BASE SCHIFF DE RUTÊNIO(II): PREPARAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO, E AVALIAÇÃO COMO POTENTIAIS SISTEMAS P450-BIOINSPIRADOS

simazina, Ru(salen), complexos P450-bioinspirados

O Brasil é um dos países com maior consumo de agrotóxicos, dentre os quais se destaca a simazina, um herbicida da classe triazina. Além de ser danoso aos seres humanos diretamente expostos, essa substância é também responsável por diversos danos ao meio ambiente, especificamente aos mananciais. Dessa forma, são necessárias pesquisas acerca da oxidação dessa molécula, para melhor alicerçar o seu perfil toxicológico já estudado, bem como também auxiliar na remediação dos sistemas afetados por esse agrotóxico. Nos sistemas-vivos, a superfamília de enzimas que realizam o metabolismo de moléculas exógenas (pesticidas, corantes, fármacos) são os citocromos P450. Tais monoxigenases realizam a biotransformação de substratos de maneira rápida, versátil e bastante eficaz, que a utilização de sistemas-modelos sintéticos que imite a função catalítica do P450 tem sido estudada durante as três últimas décadas. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho consistiu em sintetizar, caracterizar e avaliar a atividade catalítica bioinspirada no P450 de complexos de rutenosalen frente a oxidação da simazina. Para efeito comparativo também foram sintetizados complexos ferrosalen e manganêssalen, sendo obtidos, respectivamente [RuNOCl(Salen-N(Et)2)], [MnCl(Salen-N(Et)2)], [FeCl(Salen-N(Et)2)], [RuNOCl(Salen-MeCl)] e [MnCl(Salen-MeCl)]. Os compostos de coordenação foram caracterizados por técnicas espectrais (FTIR e UV-Vis) e eletroquímica (voltametria cíclica). Tais análises indicaram a eficiência da complexação, bem como a presença de elevados estados de transição dos metais centrais que possivelmente atuam no mecanismo de reação oxidativa bioinspirada. Os ensaios catalíticos destes complexos frente à oxidação da simazina foram realizados com os respectivos doadores de oxigênio: H2O2, PhIO, NaClO e m-CPBA e os produtos de oxidação foram separados por HPLC. O catalisadores obtiveram resultados satisfatórios na conversão do substrato, em especial para o sistema [Ru(Salen-MeCl)]/NaClO que alcançou o valor 26,4 %. Em relação à distribuição de produtos o catalisador mais seletivo foi o [Ru(Salen-N(Et)2)] pois na presença dos quatros oxidantes foram obtidos apenas dois produtos.

Presidente - 2151820 - LUCAS BOMFIM BOLZON
Interno - 2151753 - JOICY SANTAMALVINA DOS SANTOS