Banca de DEFESA: EDUARDO BATISTA GUIMARAES NUNES DOS SANTOS

DISCENTE : EDUARDO BATISTA GUIMARAES NUNES DOS SANTOS
DATA : 05/07/2019
LOCAL: Instituto de Química

Exploração de fase sólida de Al(OH)3 produzida in situ por precipitação homogênea assistida por radiação de micro-ondas para extração rápida de espécies químicas

Precipitação homogênea assistida por micro-ondas

Extração em fase sólida

Produção de adsorvente in situ

Coprecipitação

Adsorção

A precipitação de hidróxido de alumínio em solução homogênea assistida por radiação micro-ondas para a extração de compostos orgânicos, coprecipitação de íons metálicos e remoção de espécies inorgânicas aniônicas foram estudadas. Contrariamente ao que ocorre nas precipitações convencionais, onde o precipitante é adicionado, facilitando a produção de coloides, a precipitação em solução homogênea produz cristais mais puros e que se aglomeram rapidamente, acelerando a filtração de sólidos. Ao irradiar com micro-ondas as soluções de ureia na presença de íons alumínio, ocorre a formação de regiões de superaquecimento localizado e a rápida decomposição da ureia provoca o aumento localizado do pH, produzindo Al(OH)3 in situ, que ajuda a separar outras espécies químicas da solução. Com o objetivo de investigar a capacidade de separação de compostos orgânicos na fase sólida produzida in situ, foram realizados alguns experimentos para extração de corantes neutros e eletricamente carregados. Os resultados mostraram que o precipitado de Al(OH)3 apresentou forte afinidade por compostos orgânicos neutros, com taxas de extração superiores a 80% para o corante vermelho Congo, beta-caroteno, ácido húmico e curcumina. A extração de compostos fenólicos pelo processo de separação proposto foi estudada e as capacidades de remoção de quercetina, quercitrina, morin, kaempferol, rutina, ácido cafeíco, ácido ferúlico, dopamina, L-dopa e ácido clorogênico de soluções aquosas foram estimadas. Como apenas a quercetina foi quantitativamente removida com o precipitado (> 99%), um processo alternativo foi desenvolvido para a separação e pré-concentração de quercetina em extratos aquosos de cebola sem o uso de solventes orgânicos. Estudos sobre a coprecipitação de cátions metálicos e separações de ânions durante o processo de precipitação in situ do Al3+ foram realizados. A coprecipitação de metais por precipitação homogênea de Al(OH)3 assistida por micro-ondas foi avaliada em soluções aquosas e salmouras. Maiores taxas de recuperação (> 70%) foram obtidas para Cr, Fe, Pb e Cu, permitindo a determinação dos teores de Cr e Fe em amostras de salmoura por técnicas de espectrometria atômica sem a interferência de sódio. O processo proposto de coprecipitação por irradiação foi aplicado para avaliar a viabilidade de determinação de metais traço em amostras comerciais de sais especiais de uso culinário (sal negro, flocos de flor de sal e sal rosa do Himalaia). Maiores taxas de separação para Cr e Fe foram estimadas apenas para as amostras de flor de sal e de sal rosa, devido ao elevado teor de enxofre característico do sal negro. Finalmente, a transferência de ânions inorgânicos volumosos (fosfato e dicromato) de soluções aquosas para o Al(OH)3 produzido na precipitação homogênea assistida por micro-ondas foi avaliada e uma eficiente extração do fosfato foi obtida (> 99%). A determinação de íons fosfato em amostras de terra vegetal adubada e refrigerante tipo cola foi avaliada e os resultados indicaram fortes efeitos de matriz devido à entre compostos orgânicos e o ânion inorgânico. O efeito da presença de íon dicromato em soluções aquosas e salmoura também foi avaliado.

Externo à Instituição - ANIBAL DE FREITAS SANTOS JUNIOR - UNEB
Interno - 2721446 - DANIELE CRISTINA MUNIZ BATISTA DOS SANTOS