Banca de DEFESA: RODRIGO SANTOS GONZAGA MENEZES

DISCENTE : RODRIGO SANTOS GONZAGA MENEZES
DATA : 05/04/2024
LOCAL: Sala de Seminários do Instituto de Química

Captura de VOCs sobre carvões ativados preparados a partir da planta aquática Eichhornia Crassipes: Um estudo por termogravimetria

Captura de VOCs; Carvões ativados; Eichhornia Crassipes; Termogravimetria

A alta dispersão de compostos orgânicos voláteis no ambiente desperta a necessidade de desenvolver métodos para a captura desses vapores, pois são espécies químicas com o potencial de causar danos à saúde humana e problemas ambientais, e diversas atividades antrópicas essenciais emitem esses compostos diariamente. A adsorção é uma técnica que merece destaque na aplicação para a captura desses vapores, por ser um procedimento simples, geralmente não utiliza materiais custosos e, dependendo da interação adsorvente-adsorvato, é um processo reversível que possibilita a reutilização dos adsorventes e até mesmo um aproveitamento dos compostos capturados. O carvão ativado é um material fácil de ser produzido, apresenta uma grande área superficial tornando-os eficientes em processos adsortivos. Neste trabalho foram produzidos carvões ativados em diferentes condições de pirólise e ativação, posteriormente foram avaliados na captura de diferentes compostos orgânicos voláteis, dentre os quais o composto mais adsorvido foi o diclorometano (301 mg/g). Para as avaliações das propriedades adsortivas dos carvões ativados, a Termogravimetria foi uma excelente aliada devido a facilidade do uso da técnica para esse fim e aquisição dos resultados, em comparação com outras técnicas disponíveis na literatura. Na produção dos carvões ativados, foi utilizada uma biomassa derivada de uma planta aquática denominada Eichornnia Crassipes, popularmente conhecida como baronesa. Essa planta foi escolhida pois tem uma elevada taxa de reprodução e onde ocorre sua proliferação causa problemas ecológicos e financeiros, o que acarreta na sua remoção mecânica e descarte sem nenhuma destinação. Inicialmente, foram realizadas caracterizações da biomassa, para obtenção do teor de umidade, carbono fixo, cinzas, macrocomponentes e quantificação de inorgânicos. Nessa etapa, procedimentos modernos utilizando Termogravimetria também foram aplicados para fins comparativos com técnicas que são comumente utilizadas na literatura. As caracterizações iniciais da biomassa mostraram teores de carbono fixo numa faixa de 28 – 31 %, que é um dos parâmetros mais relevantes para a produção de carvão ativado. Após a produção dos carvões, foi verificado que a área superficial B.E.T. dos carvões variou numa faixa de 333 a 950 m2 /g e área de microporos entre 421 e 1200 m2 /g. Com o carvão ativado com a área superficial mais extensa foram avaliadas as capacidades de adsorção dos vapores de compostos orgânicos voláteis, utilizando a Termogravimetria, assim com as propriedades termodinâmicas e cinéticas dos processos de adsorção. Foi observado um decréscimo na capacidade de adsorção, com o aumento da temperatura, característico de um processo fisissorção. As curvas de adsorção foram correlacionadas com modelos matemáticos de adsorção de pseudo-primeira ordem, pseudo-segunda ordem e o modelo de Avrami. Essas correlações apresentaram coeficientes mais altos com o modelo de pseudo-primeira ordem (r2 = 0,9562 – 0,9915), que também indicam que a adsorção física é o processo dominante, porém os valores significativos das correlações com o modelo de Avrami (r2 = 0,9899 – 0,9955) indicam uma contribuição da adsorção química entre os vapores dos compostos estudados e o carvão ativado.

Presidente - 2362069 - RAILDO ALVES FIUZA JUNIOR
Interna - 1299469 - LUCIANA ALMEIDA DA SILVA