Banca de DEFESA: NADJA SOUSA DE OLIVEIRA

DISCENTE : NADJA SOUSA DE OLIVEIRA
DATA : 29/03/2024
LOCAL: Instituto de Química

Uso de ferrramentas estatisticas no desenvolvimento de materiais catalíticos Pt/Ti assistidos por ultrassom para a Eletro-oxidação de glicerol.

eletroquímica, glicerol, ferramentas estatisticas, ultrassom

Atualmente, a demanda por fontes alternativas em substituição a fontes de energia fósseis e poluentes está crescendo rapidamente. O biodiesel é uma alternativa importante nesse cenário, com sua produção aumentando a cada ano. Este processo gera 10% em peso de glicerol como sub-produto. Desde que a oferta de glicerol se tornou maior que a demanda na última década, as pesquisas sobre as formas de valorização do glicerol cresceram acentuadamente, especialmente através de rotas eletrocatalíticas. Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de ferramentas quimiométricas e outras análises estatisticas para avaliar e melhorar as condições de deposição de (platina)Pt em eletrodos de Ti utilizando técnicas eletroquímicas. Além disso, as atividades catalíticas para a eletro-oxidação do glicerol nos diferentes eletrodepósitos obtidos foram examinadas por voltametria cíclica e cronoamperometria em meio ácido. Utilizou - se um planejamento fatorial 23, onde os parâmetros escolhidos foram: número de ciclos de deposição (NCD - 40 e 60 ciclos), velocidade de varredura (v - 100 e 200 mV s-1) e presença e ausência de ultrassom (US, 100 W). A área de superfície eletroquimicamente ativa (AEA) foi utilizada como resposta. Os picos de difração de raios X são característicos da estrutura cúbica de face centrada (cfc) da Pt. Os perfis voltamétricos do Pt/Ti para diferentes condições experimentais são similares à aqueles típicos de Pt pura policristalina. De acordo com os resultados quimiométricos, a presença de US, v , NDC e a interação entre US e v foram variáveis significativas. A melhor condição avaliada foi aquela realizada com maior NDC, em menor v e na presença de ultrassom. Os resultados indicam que a AEA estimada é aproximadamente 2,9 vezes maior para o Pt obtido com US (na melhor condição), quando comparado aos resultados obtidos sem ultrassom. Os eletrodepósitos de Pt apresentaram resultados promissores para o processo de eletro-oxidação do glicerol, no qual os maiores valores de pico de corrente foram alcançados nas medidas assistidas por ultrassom.

Presidente - 1861434 - VALERIA CRISTINA FERNANDES
Interno - 2362069 - RAILDO ALVES FIUZA JUNIOR
Interno - 2356272 - ARTUR JOSE SANTOS MASCARENHAS
Externa ao Programa - 1091039 - SILVANA MATTEDI E SILVA - UFBAExterna ao Programa - 1817608 - ROSANGELA REGIA LIMA VIDAL - UFBA