Banca de DEFESA: JULIANA AZEVEDO DA PAIXAO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA AZEVEDO DA PAIXAO
DATA : 18/08/2023
HORA: 08:15
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA, ATIVIDADES BIOLÓGICAS E PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE VARIAÇÕES DE Ananas comosus ORIUNDAS DO BAG-ABACAXI.


PALAVRAS-CHAVES:

fenólicos, Ananas, derivados de ácidos cinâmico, validação analítica, chemical composição química. fenólicos, Ananas, derivados de ácidos cinâmico, validação analítica, chemical composição química.

 


PÁGINAS: 110
RESUMO:

A família Bromeliaceae engloba uma vasta diversidade de espécies, sendo o Brasil responsável por aproximadamente 40% desse total. Algumas plantas da família possuem propriedades medicinais e são utilizadas no tratamento de inúmeras condições. O Banco Ativo de Germoplasma de Abacaxizeiros (BAG-Abacaxi) da Embrapa Mandioca e Fruticultura é o maior banco de germoplasma de abacaxizeiros do mundo, contribuindo para a seleção de genótipos de valor agronômico, ornamental e industrial. Esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento das substâncias químicas isoladas e/ou identificadas nas folhas de Ananas comosus, analisar as atividades farmacológicas descritas na literatura, prospectar patentes de produtos à base de Ananas comosus e executar um estudo fitoquímico comparativo de variedades de A. comosus provenientes do BAG-Abacaxi. De acordo a literatura, foram descritas a presença de ácidos orgânicos, flavonoides, ésteres, esteroides e outros metabólitos, principalmente compostos fenólicos e flavonoides. Essas substâncias possuem diversas atividades farmacológicas, destacando-se as atividades abortiva, antioxidante, hipolipemiante e hipoglicêmica. As principais patentes depositadas estão relacionadas ao uso medicinal, como antineoplásicos, anti-inflamatórios e fármacos para o trato gastrointestinal. No que tange a triagem fitoquímica das folhas de acessos de A. comosus, evidenciou-se a presença de metabólitos especiais, principalmente compostos fenólicos, flavonoides e saponinas. Foi realizada a validação de metodologia e quantificação do ácido p-cumárico e ácido ferulico, foram encontrados teores de ácido p-cumárico entre 24,83-881,65 µg/mg de extrato e ácido ferulico entre 15,68-971,30 µg/mg de extrato. No estudo fitoquímico de Ananas comosus var. erectifolius foram identificadas e isoladas as substâncias lupeol, estigmasterol, β-sitosterol, daucosterol, quercetina, ácido p-cumárico, ácido ferulico e uma fração semipurificada com a presença do ácido elágico. É importante destacar que este é o primeiro estudo a identificar e isolar essas substâncias em Ananas comosus var. erectifolius, e o primeiro a identificar/isolar lupeol e ácido elágico em Ananas comosus. Dessa forma, contribui para a caracterização das substâncias químicas presentes nas folhas de A. comosus do BAG-Abacaxi e fornece informações relevantes para o estudo da atividade farmacológica e o potencial de aplicação na indústria farmacêutica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1068075 - JORGE MAURICIO DAVID
Interna - 1148522 - ELIANE DE OLIVEIRA SILVA
Interno - 1551430 - FABIO DE SOUZA DIAS
Externo ao Programa - 2765101 - ADEMIR EVANGELISTA DO VALE - UFBAExterno à Instituição - HUGO NEVES BRANDAO - UEFS
Externa à Instituição - ERIKA MARIA DE OLIVEIRA RIBEIRO - UNEB
Notícia cadastrada em: 01/08/2023 09:10
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA