Banca de DEFESA: LEONARDO DE OLIVEIRA AGUIAR

DISCENTE : LEONARDO DE OLIVEIRA AGUIAR
DATA : 31/07/2023
LOCAL: Instituto de Química

ESTUDO DA SÍNTESE DE DERIVADOS DE CUMARINAS, CHALCONAS E NEOFLAVONOIDES COM POTENCIAIS ATIVIDADES BIOLÓGICAS

Síntese Orgânica; Flavonoides; Chalconas; Neoflavonoides; Cumarinas.

Flavonoides e cumarinas são definidos como classes de metabólitos especializados, presentes em plantas de diferentes famílias. A relevância do estudo com flavonoides e cumarinas se deve ao fato de que compostos destas classes apresentam expressivas atividades biológicas e farmacológicas. A diversidade e quantidade de estudos publicados anualmente com ambas as classes de compostos corroboram a importância científica destes polifenóis. Com o intuito de ampliar o conhecimento e contribuir com a literatura especializada, nesta tese de doutorado são propostos a síntese de novos derivados ésteres de cumarinas, assim como o desenvolvimento de nova metodologia de obtenção de flavonoides, em especial chalconas e neoflavonoides, para posterior investigação de suas propriedades farmacológicas. Foram preparados quinze (15) ésteres cumarínicos via reação de Steglich adaptada segundo parâmetros da Química verde, com rendimentos que variaram entre 15 e 93%, dentre os quais dez (10) foram sintetizados pela primeira vez. Os derivados de cumarinas foram avaliados pelo potencial citotóxico e antimicrobiano. Foram também preparados dez (10) compostos da classe de flavonoides, em estudo de reatividade de fenóis frente ao ácido cinâmico na presença de BF3.OEt2. Este estudo permitiu a obtenção de chalconas, flavanona e neoflavonoides, resultantes das diferenças estruturais dos substratos. Os rendimentos nesta síntese variaram entre 10 e 67%, e os produtos obtidos foram avaliados pelo potencial citotóxico. Serão apresentadas nesta tese também resultados preliminares da obtenção de compostos híbridos, formados pela combinação do núcleo cumarínico com outras moléculas bioativas, tais como geraniol e tacrina.

Presidente - 1068075 - JORGE MAURICIO DAVID
Interno - 1507716 - MAURICIO MORAES VICTOR
Interna - 1490845 - VALERIA BELLI RIATTO
Interna - 2454639 - CALINE GOMES FERRAZ