Banca de DEFESA: CATHERINE PINHEIRO DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CATHERINE PINHEIRO DE ALMEIDA
DATA : 21/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: a ser definido - virtual ou presencial
TÍTULO:

Unindo fisiologia, bioquímica e metabolômica para desvendar respostas aos estresses abióticos da Glycine max e Ricinus communis.


PALAVRAS-CHAVES:

mamona, metabolômica, melhoramento genético


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Anualmente as plantas sofrem diversos danos causados pelas condições climáticas, como a seca e as altas temperaturas, que reduzem consideravelmente o rendimento das colheitas em todo o mundo. Em regiões áridas e semiáridas alguns cultivares são expostos a essas duas condições adversas, causando uma série de danos as, principalmente na germinação de sementes, de extrema importância no ciclo de vida das plantas. A Glycine max L. Merrill (soja) é uma das culturas mais importantes do mundo por conta da sua aplicação na indústria de combustível, química, alimentos e na agroindústria. As plantas de soja são altamente sensíveis ao estresse térmico, principalmente na fase reprodutiva. A Ricinus communis é uma planta nativa da África e Ásia, pertencente à família Euphorbiaceae. É uma cultura bastante produtiva e resistente, sendo facilmente cultivada em regiões mais secas e quentes. Ao contrário de culturas como a soja que são sensíveis as altas temperaturas, a Ricinus communis consegue apresentar bons resultados de produção mesmo sob estresse térmico. O presente estudo tem como objetivo principal caracterizar o gene GDSL esterase/lipase de Ricinus communis (RcGELP) e avaliar o efeito da superexpressão e silenciamento do mesmo de Arabidopsis thaliana frente a estresses abióticos, e, avaliar o metabolôma de sementes de soja frente ao estresse térmico. Para alcançar tal objetivo será avaliada a germinação de sementes de A. thaliana que superexpressam e silenciam o gene RcGELP frente aos estresses hídrico e térmico, bem como identificar e quantificar metabólitos primários nas sementes. Também será avaliada a germinação de sementes e o estabelecimento de plântulas de soja frente a altas temperatura, seguido de análise metabolômica.  Como um dos principais resultados espera-se relacionar as análises metabolômicas com o comportamento das sementes durante a germinação sob estresses abióticos e a função que o gene GDSL esterase/lipase confere as sementes de A. thaliana. Estudos como este podem contribuir para a compreensão dos aspectos moleculares e bioquímicos dos mecanismos relacionados à germinação e estabelecimento de plântulas frente a estresses abióticos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3768242 - PAULO ROBERTO RIBEIRO DE JESUS
Interno - ***.201.155-** - WALTER NEI LOPES DOS SANTOS - UFBA
Interna - 2454639 - CALINE GOMES FERRAZ
Interna - 1756798 - ELISANGELA FABIANA BOFFO
Externa ao Programa - 287294 - LUZIMAR GONZAGA FERNANDEZ - UFBAExterno ao Programa - 2085555 - RENATO DELMONDEZ DE CASTRO - UFBAExterno à Instituição - FRANCISCO JOSE LIMA ARAGAO
Externo à Instituição - TIAGO VENÂNCIO
Notícia cadastrada em: 27/05/2023 17:38
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA