Banca de DEFESA: NAJARA SANTANA PITA

DISCENTE : NAJARA SANTANA PITA
DATA : 04/07/2023
LOCAL: Sala de Seminários do Instituto de Química - UFBA

Estudo da ação de fotocatalisadores a base de TiO2 suportado em lodo de esgoto para remoção de poluentes de águas fluviais.

Fotocatálise heterogênea; lodo de esgoto; TiO2; tratamento de água.

A poluição ambiental é uma grande preocupação em todo o mundo, entre os ambientes afetados se destacam os rios que são impactados pelas atividades antropogênicas e que em áreas urbanizadas apresentam-se com uma grande carga de poluição. Outra questão crítica e que se destaca é a necessidade de um descarte seguro do lodo de esgoto doméstico, subproduto gerado pelas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Neste trabalho, foram desenvolvidas nanopartículas de TiO2, que já vem sendo amplamente estudado nas últimas décadas em processos oxidativos avançados para descontaminação ambiental, suportando-as em lodo de esgoto tratado. A fotocatálise heterogênea baseada em semicondutores como o TiO2, ocorre pela fotoativação das partículas do semicondutor por radiação UV, gerando espécies altamente oxidantes. Uma vez que a fotoatividade do material é fortemente dependente de suas propriedades morfológicas e microestruturais, foram ainda realizadas modificações desses materiais pela adição de metais de transição, utilizando-se os íons Pt4+ e W6+, através do Método de Pechini. Os semicondutores foram caracterizados por difração de raios-X (DRX) e reflectância difusa, estes estudos permitiram relacionar a fotoatividade dos materiais sintetizados com suas características óticas. A atividade fotocatalítica desses materiais foi inicialmente investigada frente a um composto modelo (azul de metileno), e posteriormente foram utilizados no estudo da remoção de poluentes em amostras reais de água de rio, sendo investigados os parâmetros DQO, fósforo, nitrogênio e coliformes. Os resultados obtidos para a descoloração da solução do composto modelo utilizando os compósitos de TiO2/lodo foram consideravelmente bons, atingindo em alguns compósitos valores superiores a 80%. Os compósitos se mostraram também promissores na remoção de alguns poluentes presentes em amostras reais.

Interno - 2362069 - RAILDO ALVES FIUZA JUNIOR
Interno - 2356272 - ARTUR JOSE SANTOS MASCARENHAS