Banca de DEFESA: VIVIANE COSTA DE SOUZA

DISCENTE : VIVIANE COSTA DE SOUZA
DATA : 28/04/2023
LOCAL: Instituto de química

DERIVADOS DE β-CICLODEXTRINA ÉSTER TIOGLICÓLICO APLICADO A UM NOVO CATALISADOR ACESSÍVEL PARA REAÇÕES DE ACOPLAMENTO CRUZADO SUZUKI-MIYAURA E SÍNTESE DE NANOPARTICULAS DE PRATA

Catalisador, β-ciclodextrinas, paládio, Suzuki-Miyaura e nanopartículas.

O desenvolvimento de catalisadores simples, seletivos, eficientes e ambientalmente aceitáveis é uma das partes mais importantes da síntese orgânica, principalmente para as reações de acoplamento cruzado na formação de ligações C-C. As reações de acoplamento Suzuki-Miyaura estão entre as reações de acoplamento cruzado mais importantes, porém são ineficientes quando se busca uma reação com baixo impacto ambiental, pois empregam solventes orgânicos, produtos químicos tóxicos e o catalisador é de difícil recuperação. A utilização de estruturas supramoleculares solúveis em água, como as ciclodextrinas, como catalisadores ecologicamente "amigáveis" tem se destacado nos últimos anos. Neste projeto foi desenvolvido um novo catalisador de paládio, empregando como ligantes β-ciclodextrina (β-CD) modificadas com ácido tioglicólico e ácido tioglicólico metilado através de reações de esterificação em uma etapa única. Foram sintetizados seis diferentes derivados de β-CD tiolados (30a-c e 31a-c, rendimentos entre 92-97%), com a finalidade de estudar a influência dos derivados como ligantes na atividade do catalisador. O PdCl2 foi escolhido como fonte de paládio. Os ligantes e o catalisador foram caracterizados por IV, RMN de 1H e 13C, TGA, DR-X, MEV, MET e espectrometria de massas. O catalisador foi sintetizado em um método simples no qual os ligantes e o paládio foram combinados em água desgaseificada a 100 °C por 20 minutos, obtendo nanoclusters de paládio com diâmetro médio de 1,6 nm. Essa solução estoque mostrou atividade catalítica para reações de acoplamento Suzuki-Miyaura em meio aquoso entre haletos de arila e ácidos aril-borônicos, empregando K2CO3 como base e em frasco aberto. Diferentes haletos de arila foram testados, incluindo cloretos, com rendimentos de moderados a excelentes (39-100%), empregando quantidade catalítica de 30a/PdCl2 (0,01 mol%). O catalisador pode ser reutilizado por duas vezes antes de perder a atividade catalítica. O novo catalisador foi aplicado na reação de acoplamento entre a crisina iodada em C8 e o ácido fenilborônico, com tempo de reação de 18 horas e rendimento do composto biarílicos 84%. Os derivados de β-CD tiolados 30a-c e 31a-c foram aplicados na síntese de nanopartículas de prata, obtendo partículas com diâmetro de ~2,5 nm a ~35,0 nm, sem adição de agentes redutores.

Interno - 2356272 - ARTUR JOSE SANTOS MASCARENHAS
Interno - 1215450 - SILVIO DO DESTERRO CUNHA