Banca de DEFESA: ABAD ROGER CASTILLO HINOJOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ABAD ROGER CASTILLO HINOJOSA
DATA : 14/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Seminários e Defesas da Pós-Graduação em Química da UFBA
TÍTULO:

EFEITO DOS HETEROCICLOS BENZAZÓLICOS E SUBSTITUINTES ALCOXILA NAS PROPRIEDADES DE CRISTAIS LÍQUIDOS CALAMÍTICOS FLUORESCENTES


PALAVRAS-CHAVES:

Cristais Líquidos, Luminescência, benzazol


PÁGINAS: 219
RESUMO:

Este trabalho descreve a síntese, caracterização e o estudo de moléculas orgânicas inéditas com capacidade de apresentar fases típicas de cristais líquidos termotrópicos. Os cristais líquidos (CLs) são substâncias que preservam características tanto líquidas quanto sólidas, cujas estruturas geralmente são constituídas de núcleos aromáticos rígidos e cadeias alifáticas lineares. Os CLs apresentam aplicações tecnológicas em mostradores de informação (LCD - Liquid Crystal Display), células solares, detecção de compostos, termômetros, janelas inteligentes entre outros. Os CLs são importantes no controle da passagem de luz e mostram um baixo consumo de energia.

Sistemas heterocíclicos são de grande importância na elaboração de CLs porque apresentam núcleos aromáticos rígidos, dipolos variados e geram novos sistemas estáveis com ponto de fusão abaixo da temperatura de decomposição. Os CLs de benzazol (biciclo de azol com benzeno) produzem geralmente CLs calamíticos (forma de bastões) devido à sua geometria. Nosso grupo de pesquisa, o Grupo de Síntese de Materiais Moleculares Funcionais, tem atuado na preparação e estudo de CLs baseados em benzazóis simétricos e assimétrcos π-conjugados visando ampliar o conhecimento na área dos CLs e propor novas aplicações.

Foram realizadas a síntese de uma série de moléculas assimétricas derivadas dos benzazóis N-metil benzotriazóis (BTZ), benzoxadiazóis (BOX), benzotiadiazóis (BTD) e benzoxazóis empregando reações de acoplamento de Suzuki-Miyaura e Sonogashira. Diferentes cadeias alifáticas lineares do tipo CnH2n+1 (n = 6, 8, 10, 12 e 14) foram utilizadas para favorecer a entropia da fase.

Uma vez caracterizados os materiais por espectroscopia de RMN, IV e espectrometria de massas, foram estudadas as propriedades térmicas por MOLP, DSC e DRX, onde percebeu-se que a predominância das fases SmC / N para BOX e BTD, e SmX / SmA para os BTZ dependem do volume do heteroátomo e do tamanho da cadeia alifática. A análise TGA determinou que as estruturas são estáveis termicamente até 360 °C.

As propriedades fotofísicas foram estudadas por UV-Vis e percebeu-se que a banda de absorção dos BTZ é máxima em 367 nm e as bandas de BOX e BTD sofrem desvio para o vermelho em 60 nm, a intensidade de fluorescência (relaxamento radiativo) é duas vezes maior em BTZ (emissão azul) que sistemas BOX e BTD (emissão amarela). Contudo, o rendimento quântico é mais eficiente para BTZ (63%) que os sistemas conjugados BOX e BTD (44%).

Adicionalmente, o estudo dos benzoxazóis (série B) com / sem terminal alcoxila, apresentou luminescência comparável aos BTZ da primeira série, porém teve a fase ordenada SmC, que provocou ausência de mesomorfismo em B1. Contudo, foi compreendida a influência tanto da substituição de grupos com heteroátomo como pela extensão da cadeia alquílica nas propriedades dos CLs.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2166886 - ANDRE ALEXANDRE VIEIRA
Interna - 3156252 - LUIZA AMIM MERCANTE
Interno - 1276681 - RONAN BATISTA
Interno - 2285902 - TIAGO VINICIUS ALVES
Interna - 1148522 - ELIANE DE OLIVEIRA SILVA
Externo à Instituição - IVAN HELMUTH BECHTOLD - UFSC
Externo à Instituição - ALOIR ANTONIO MERLO - UFRGS
Externo à Instituição - FABRICIO GAVA MENEZES - UFRN
Notícia cadastrada em: 31/03/2023 14:10
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA