Banca de DEFESA: JENNIFER BLANDÓN PARDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JENNIFER BLANDÓN PARDO
DATA : 14/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa Virtual
TÍTULO:

BIFLAVONOIDES E OUTROS CONSTITUINTES DOS FRUTOS DE Schinus terebinthifolius (Anacardiaceae)


PALAVRAS-CHAVES:

Schinus terebinthifolius, ácido (Z)-masticadienóico, ácido masticadienólico, tetrahidroamentoflavona, atividade antimicrobiana, atividade inibidora acetil e butilcolinesterase. 


PÁGINAS: 98
RESUMO:

A família Anacardiaceae apresenta uma ampla distribuição geográfica em todo o mundo, dela destaca-se o gênero Schinus L pela quantidade de espécies a ele associadas e propriedades na medicina tradicional, uma delas é a Schinus terebinthifolius, conhecida amplamente no Brasil pelo seu uso como tempero, na ornamentação e medicina tradicional. Com a finalidade de re-estudar a composição química dos frutos de S. terebinthifolius, avaliar a bioatividade contra agentes patogênicos (E. coli, S. aureus e P. aeruginosa) e a inibição das enzimas acetil (AChE) e butilcolinesterase (BChE) dos extratos, fases orgânicas e substâncias puras; o extrato hexânico e metanólico foram preparados pelo método de maceração, este último submetido à partição com clorofórmio e acetato de etila. Após da separação e purificação dos constituintes, foram utilizados os ensaios uni (RMN 1H, RMN 13C) e bi-dimensionais (HSQC, HMBC) para a identificação, assim como, cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massa de alta resolução (LC-HRMS); foram definidos como sendo dois triterpenoides tirucalanos: ácido (Z)-masticadienóico (ST1), ácido masticadienólico (ST2); o biflavonoide tetrahidroamentoflavona (ST3) e um derivado do ácido gálico: ácido 4-O-metilgálico (ST4). Nos testes contra agentes patogênicos, entre extratos e fases orgânicas encontrou-se a melhor inibição de crescimento para a fase de clorofórmio contra os três microorganismos avaliados com CIM entre 50-75 µg.mL-1 e das substâncias puras resultaram mais promissórias ST3 e ST4 com CIM entre 25-75 µg.mL-1 contra os três microbianos. Em relação à atividade inibidora das enzimas AChE e BChE, tanto para extratos como para fases orgânicas e substancias puras, foi identificado um percentual de inibição moderado. Por tanto, ressaltou-se o potencial bioactivo da espécie em estudo, principalmente da fase de clorofórmio para a busca de substancias de interesse farmacológico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1068075 - JORGE MAURICIO DAVID
Interna - 1148522 - ELIANE DE OLIVEIRA SILVA
Externa ao Programa - 1281669 - RENATA BIEGELMEYER DA SILVA RAMBO - UFBAExterna ao Programa - 2585200 - ANGELICA FERRAZ GOMES - UFBAExterno à Instituição - CLAYTON QUEIROZ ALVES
Notícia cadastrada em: 02/02/2023 14:23
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA