Banca de DEFESA: FABRÍCIA NUNES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABRÍCIA NUNES DA SILVA
DATA : 06/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Química
TÍTULO:

DESIGN, SÍNTESE E ESTUDO DE NOVOS CRISTAIS LÍQUIDOS LUMINESCENTES DERIVADOS DA TRIAZINA


PALAVRAS-CHAVES:

Cristais líquidos, Triazina, Matrizes anisotrópicas, transição vítrea.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Nesse trabalho, foram projetadas, sintetizadas e caracterizadas duas séries de moléculas discóticas, uma série simétrica e a outra não simétrica, ambas derivadas do heterociclo s-triazina. A metodologia utilizada empregou inicialmente a trimerização de benzonitrilas em meio ácido e posteriormente a trifeniltriazina foi funcionalizada com um, dois ou três braços do tipo fenantril ou [4]helicenil a partir de reações de Perkin-Mallory. As moléculas finais foram planejadas com grupamentos do tipo éster de cadeia alquil curta para induzir as transições vítreas e também o mesomorfismo colunar. Todos os compostos foram amplamente caracterizados a partir de técnicas espectroscópicas e espectrométricas. As propriedades térmicas das moléculas finais foram investigadas por técnicas de DSC, TGA, MOLP e XRD.

Os ésteres de triazina simétricos substituídos por fenantril e helicenil mostraram transições vítreas convenientemente acima da temperatura ambiente e dentro da fase cristal líquido colunar hexagonal, resultando em uma ordem colunar sólida à temperatura ambiente. Temperaturas de clareamento > 375°C foram registradas para os derivados de fenantril. Para o alinhamento ideal de um cristal líquido é importante que as temperaturas de fusão e clareamento sejam atingíveis, o que foi alcançado apenas para os derivados simétricos de helicenil (> 205°C) moderadamente não planares.

Para contornar esse desafio, uma segunda série de moléculas não simétricas foi preparada a partir da funcionalização da trifeniltriazina com um ou dois braços fenantril ou helicenil, mas mantendo o grupo benzoato de metila na estrutura. As triazinas não simétricas também apresentaram comportamento líquido-cristalino colunar hexagonal, mas com temperaturas de clareamento inferiores (< 290°C). Transições vítreas também foram observadas em aproximadamente 70, 50, 40 e 0°C para os compostos não simétricos, dependendo do padrão de substituição.

As propriedades fotofísicas foram avaliadas para as triazinas simétricas em solução e fase sólida. Os materiais apresentaram absorbância entre 272-342 nm e emissão entre 409-458 nm. O rendimento quântico médio foi de 22% para derivados de fenantril e 12% para helicenil. A partir dos dados fotofísicos foi possível inferir as energias do primeiro estado singleto excitado S1 de 3,31 eV para fenantrenos e de 2,95 eV para helicenos. Cálculos de DFT mostraram boa correlação entre os valores de energia experimentais e calculados para S1 e permitiram uma boa estimativa para T1. Os valores calculados para o orbital T1 das triazinas simétricas são próximos de 2,5 eV, portanto, esses materiais podem ser considerados como matrizes para emissores TADF que emitem luz na faixa verde-amarelo do espectro visível.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2166886 - ANDRE ALEXANDRE VIEIRA
Interna - 3156252 - LUIZA AMIM MERCANTE
Interna - 1148522 - ELIANE DE OLIVEIRA SILVA
Externa à Instituição - JULIANA ECCHER - UFSC
Externa à Instituição - VANESSA DO NASCIMENTO - UFF
Externo à Instituição - HUGO ALEJANDRO GALLARDO OLMEDO - UFSC
Externo à Instituição - IVAN HELMUTH BECHTOLD - UFSC
Externo à Instituição - HARALD BOCK
Notícia cadastrada em: 02/02/2023 14:23
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA