PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (PPGFIS) INSTITUTO DE FÍSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RONALDO SOUSA ALVES

DISCENTE : RONALDO SOUSA ALVES
DATA : 22/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/pec-jvwp-sud

FOTOFRAGMENTAÇÃO DO FORMALDEÍDO NA REGIÃO DA VALÊNCIA

Formaldeído, fotofragmentação, espectrometria de massa.

Nesse trabalho estudamos a fotofragmentação do formaldeído em fase gasosa e na região da valência. Fragmentamos ou ionizamos a amostra com fótons na faixa de energia de 10 a 21 eV. A técnica utilizada foi a espectrometria de massa por tempo de voo, associada a técnica de coincidência entre fotoelétrons e fotoíons, PEPICO. Os dados experimentais foram obtidos no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, na linha de luz TGM. Construímos as curvas de produção parcial de íons (PIY) dos principais fragmentos do formaldeído (m/q = 30, 29, 28, 2 e 1) e em torno da energia de abertura de cada canal. Os espectros da produção relativa destes íons, também foram apresentados na faixa de energia de 10,70 eV a 21,50 eV. Determinamos as energias de aparecimento dos principais fragmentos produzidos e o percentual de produção dos íons na faixa de energia estudada. Nossos resultados foram analisados e comparados com resultados teóricos e experimentais disponíveis na literatura. No geral, nossos resultados possuem uma boa concordância com os resultados encontrados na literatura.

Interno - 664720 - ANTONIO FERREIRA DA SILVA
Interno - 1194645 - FREDERICO VASCONCELOS PRUDENTE