PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (PPGFIS) INSTITUTO DE FÍSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TARCIO HENRIQUE RIBEIRO DOS SANTOS

DISCENTE : TARCIO HENRIQUE RIBEIRO DOS SANTOS
DATA : 15/09/2020
LOCAL: ConferênciaWeb https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgfisdefesas

Implementação de um Laboratório de Preparação de Amostras para Datacão por 14C via Espectrometria de Massa com Acelerador

datação, espectrometria de massa, grafitização, isótopos, radiocarbono

O estudo do ciclo do carbono e, especificamente, o seu isótopo radioativo 14C tem proporcionado a resolução de diversos problemas referentes aos processos marinhos, geológicos, ambientais, arqueológicos etc. O desenvolvimento da técnica de datação por radiocarbono se dá desde a década de 1950 por meio da medida da taxa de decaimento deste isótopo. Com o desenvolvimento da espectrometria de massa com aceleradores de partículas se tornou possível a datação de amostras em quantidades menores que 1 mg. Nesta tese, implantamos um Laboratório de Preparação de Amostras para Datação por 14C, o terceiro no país, depois do LAC-UFF e do Laboratório de Carbono 14 do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (USP), utilizando a técnica de espectrometria de massa com aceleradores, para, futuramente, aplicá-la em estudos paleoambientais, arqueológicos, dentre outros. A criação deste novo laboratório está inserida no projeto INCT-Física Nuclear e Aplicações e tem a principal colaboração do Laboratório de Amostras de Carbono-14 (LAC) do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na implementação deste laboratório foi realizado um trabalho de comparação com materiais de referência, C2, C6, C9 e OXII, grafitizados na UFBA. Parte dos grafites produzidos foram enviados ao LAC-UFF para medida do 14C no AMS, a fim de validar a nossa rotina de preparação no que diz respeito à ausência de contaminações e, em outra parte do grafite, foram feitas medidas do δ 13C no EA-IRMS para estudo do fracionamento isotópico e rendimento da reação de grafitização. As medidas de razão isotópica dos materiais C2, C6, C9 e OXII forneceram resultados com rendimento do grafite produzido (< 50%), acompanhado de fracionamento isotópico com diferença média de -9,17 ooo. Por fim, a implementação deste laboratório na Bahia tornará a pesquisa nesta área mais acessível e produtiva, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Externo à Instituição - ANA CECILIA RIZZATTI DE ALBERGARIA BARBOSA
Externo à Instituição - CARLA REGINA ALVES CARVALHO