PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (PPGFIS) INSTITUTO DE FÍSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GEORGE LUIZ SANTOS DE SOUSA

DISCENTE : GEORGE LUIZ SANTOS DE SOUSA
DATA : 21/08/2020
LOCAL: ConferênciaWeb https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgfisdefesas

COMISSIONAMENTO DE SETUP PARA MEDIDAS DE SEÇÃO DE CHOQUE ABSOLUTA DE FOTOIONIZAÇÃO EM FASE GASOSA NA REGIÃO DO VUV E CÁLCULO DA TAXA DE FOTÓLISE DO ÁCIDO FÓRMICO NO INTERVALO DE 13.6 À 21 eV

Seção de choque de fotoionização; Dupla câmara de ionização; Ácido Fórmico;
Taxa de Fotólise.

Este trabalho de pesquisa consistiu no comissionamento de um setup para obtenção de seção de choque de fotoionização em fase gasosa na região ultravioleta de vácuo (VUV) do Laboratório de Espectroscopia e Filmes Finos [LEMFF] da Universidade Federal da Bahia [UFBA]. A fonte de radiação utilizada foi o modelo UVLS600 aliado ao monocromador TMM 304, ambos da empresa alemã SPECS. Um dos trabalhos de comissionamento foi obter os parâmetros necessários para operar com plasma de argônio no processo de geração de fótons com energias na faixa do VUV. A parte de deteção deste setup foi baseado na técnica da dupla câmara de ionização e teve como objetivo inicial a determinação das seções de choque absolutas de fotoionização de moléculas orgânicas de interesse astrofísico, sendo a molécula teste o Ácido Fórmico (HCOOH). Recentes deteções em Hot Corinos apontam para a formação de moléculas complexas no meio interestelar, dentre elas o ácido fórmico. Resultados da fotoionização de moléculas orgânicas, que podem ser utilizados na modelagem de cinética química e taxas de fotólise, são primordiais para a representação de ambientes interestelares, onde a interação de fótons com moléculas desempenham um papel importante no equilíbrio energético do meio. Dados da literatura da seção de choque de fotoionização do ácido fórmico na região do VUV foram utilizados para o cálculo do coeficiente da taxa de fotólise e seu tempo de vida médio em regiões de formação de estrelas.

Interno - 1194645 - FREDERICO VASCONCELOS PRUDENTE
Externo à Instituição - MANOEL GUSTAVO PETRUCELLI HOMEM - UFSCAR