PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (PPGFIS) INSTITUTO DE FÍSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FABIO JUVENCIO RAMALHO COSTA

DISCENTE : FABIO JUVENCIO RAMALHO COSTA
DATA : 06/08/2020
LOCAL: ConferênciaWeb https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgfisdefesas

Investigação Teórica da Supercondutividade em Diamante: Efeitos de Dopagem e Pressão

Supercondutividade; Diamante dopado; Pressão.

Foram realizados cálculos da estrutura eletrônica, dinâmica de rede e acoplamento elétronfônon no carbono na estrutura diamante, nos estados puro e dopado com boro e nitrogênio, através das aproximações do gradiente generalizado e do cristal virtual. Investigou-se como a concentração de impurezas e a pressão afetam a supercondutividade nestes sistemas. Para tal, foram determinados o parâmetro de acoplamento elétron-fônon (λ) e a temperatura crítica (Tc) para concentrações entre 0 e 15%, e pressões na faixa 0-90 GPa. Para o caso dopado com boro, os cálculos indicaram que o acoplamento elétron-fônon é fortemente vinculado aos ramos ópticos, além de produzir estimativas de Tc em concordância com resultados teóricos e experimentais já publicados. Para o diamante dopado com nitrogênio, foram observados acoplamento e temperaturas críticas mais elevadas que no caso anterior. Este sistema apresentou como característica distinta uma crescente contribuição acústica ao acoplamento elétron-fônon, resultando em elevados valores para λ e Tc. Todos os casos apresentaram temperaturas críticas que decaiam com a pressão. Contratando esta tendência, o sistema C0.85N0.15 exibiu uma dependência positiva entre Tc e pressão, sendo estimada a transição ao estado supercondutor na elevada marca de 121.92 K, a 20 GPa.

Externo à Instituição - ANDREIA LUISA DA ROSA
Interno - 287748 - FERNANDO DE BRITO MOTA