PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (PPGFIS) INSTITUTO DE FÍSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIVALDO MENDONÇA DE JESUS

DISCENTE : MARIVALDO MENDONÇA DE JESUS
DATA : 27/03/2020
LOCAL: Sala 412 do Instituto de Física

O Ajuste Direto de Curvas de Energia Potencial dos Sistemas Moleculares Nali e RbCs, para o Estado Fundamental, utilizando Abordagem Algébrica.

.

Nesta tese, no contexto da Física Atômica e Molecular, apresentamos um estudo sobre os sitemas moleculares NaLi e RbCs para o estado fundamental. Fazemos uma abordagem espectroscópica utilizando resultados obtidos experimentalmente para as energias vibracionais, e lançamos mão de uma estrutura matemática construída a partir dos estados coerentes, para construção de um Hamiltoniano algébrico efetivo. Neste momento, usamos operadores pertencentes a uma determinada álgebra de Lie para determinação da expressão matemática utilizada no cálculo da energia vibracional, a ser comparada com as energias obtidas por métodos experimentais. Assim, queremos calcular os parâmetros lineares, os quais, serão utilizados no cálculo para previsão da energia de dissociação, do alcance e consequentemente da construção das Curvas de Energia Potencial dos sistemas moleculares em estudo. Utilizamos para minimização das energias experimental e calculada, programação em código FORTRAN, cuja nalidade é obter tais parâmetros, bem como, obter os resultados das energias calculadas algebricamente. Na computação algébrica faremos um ajuste para a minimização entre as energias, tal que, estes serão utilizados na construção do potencial agébrico. Para construção das Curvas de Energia Potencial, utilizaremos uma expansão tipo Morse, em que teremos como elementos valores associados ao número de estados ligados de cada sistema molecular e a quantidade de termos da expansão. Desta forma, oferecer à comunidade acadêmica um material teórico com referência em dados experimentais, sobre as moléculas NaLi e RbCs, utilizando um formalismo matemático elegante que possa constribuir para disseminação do conhecimento junto aos atores envolvidos na pesquisa pura  aplicada em física ou áreas ans.

Externo à Instituição - ALVARO SANTOS ALVES
Presidente - 664720 - ANTONIO FERREIRA DA SILVA