PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (PPGFIS) INSTITUTO DE FÍSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: HILDESON PAULO LESSA VIEIRA

DISCENTE : HILDESON PAULO LESSA VIEIRA
DATA : 05/12/2019
LOCAL: Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia

A interação do bottomonium com um meio hadrônico

Interações mésons-mésons, teoria de perturbação quiral, mésons constituído por quark b.

Os mésons pesados desempenham um papel importante na compreensão da matéria fortemente interagente. Espera-se que os quarkonia (como os charmonia e bottomonia) que sobreviveram à fase plasma de quarks e glúons sofram colisões com outras partículas que compõem a matéria hadrônica. Neste trabalho, apresentamos um estudo sobre as interações do méson Upsilon com um meio hadrônico. As interações méson-méson são descritas por uma lagrangiana efetiva que se baseia numa teoria de perturbação quiral estendida para a simetria SU(4), que permitem obter as amplitudes de canais acopladas unitarizadas projetadas em onda-s. A simetria é explicitamente quebrada para SU(3) por supressão das interações conduzidas por mésons constituído por quark b. Calculamos as seções de choque para espalhamento por mésons pseudo-escalares e vetoriais, bem como seus processos inversos. Mantendo a validade desta abordagem atual na faixa de baixa energia CM, os canais mais relevantes são avaliados.

Externo à Instituição - FERNANDO SILVEIRA NAVARRA - USP
Interno - 284944 - JORGE MARIO CARVALHO MALBOUISSON