PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (PPGFIS) INSTITUTO DE FÍSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BELIATO SANTANA CAMPOS

DISCENTE : BELIATO SANTANA CAMPOS
DATA : 28/11/2019
LOCAL: Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia

ESTUDO PELA TÉCNICA DE INFRAVERMELHO DA RADIÓLISE DO CO2 CONDENSADO, A DIFERENTES TEMPERATURAS, INDUZIDA POR ÍONS ENERGÉTICOS DE H+ , He + E N+

Gelos Astrofísicos - Estudo da radiólise

A pesquisa desenvolvida neste trabalho de doutorado descreve o estudo da radiólise da molécula CO2, por íons energéticos, cujos resultados apresentam contribuições para trabalhos realizados com gelos astrofísicos. Para tanto realizou-se experimentos, que podem ser observados à luz de simulações de interações que ocorrem em ambientes astrofísicos, uma vez que foi feita a irradiação da molécula de CO2 em fase condensada (à diferentes temperaturas, entre 10 K e 75 K), com diferentes projéteis (íons de H+, He+ e N+), cujas energias variaram entre 1,7 e 2,0 MeV. A análise in situ foi viabilizada pelatécnica de absorção de infravermelho através de um espectrômetro do tipo transformada de Fourier. Da análise das curvas de absorção de infravermelho foram atribuídas seções de choques originárias de um processo de radiólise (destruição - σd e criação - σc). ParaH+ de 2 MeV a 10 K, obteve-se σd = 5,0 x 10-14 cm2, enquanto que para o H+ com a mesma energia a 75 K, σd = 8,7 x 10-14 cm2. Os outros íons (He+ e N+) seguiram a mesma tendência: quanto maior a temperatura, maior a seção de destruição aparente da molécula, obedecendo a uma função empírica do tipo. Observou-se, ainda, que a destruição de CO2 ocasiona a formação de novas  espécies no condensado de gelo CO2, sendo elas CO, CO3 e O3, tendo 75 K como a temperatura de maior eficiência para os processos de radiólise. Essa tendência também se repetiu para os íons mais pesados (He+ e N+). Dos valores de seção de choque em relação ao Stopping Power (Se) obteve-se a sua variação com a temperatura, segundo a lei de potência, com valores de parâmetro n entre 0,73 a 1,9. Além disso, foi realizado um estudo do deslocamento de banda da molécula CO2 e dos seus fragmentos. Outro resultado foi a determinação da dependência do Sputtering (Y) em função da temperatura (T) e da energia transferida pelo projétil, Stopping Power (Se), Y = Yo + A. Se (0.1 + B.T). exp (T / C). Uma outra questão analisada foi o fluxo de meia intensidade, através desse fluxo, pode-se estimar a velocidade de processos induzidos por esses feixes energéticos em diferentes regiões do MI.

Interno - 664720 - ANTONIO FERREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO FELLOWS - UFF