PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (PPGFIS) INSTITUTO DE FÍSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUAN ORION DE OLIVEIRA BARAUNA FERREIRA

DISCENTE : LUAN ORION DE OLIVEIRA BARAUNA FERREIRA
DATA : 23/08/2019
LOCAL: Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia

Testando Cosmologias com Interação no Setor Escuro usando dados da Distorção no Espaço do Redshift

Cosmologia, Modelo Alternativo, Setor Escuro, Teoria de Perturbação, Taxa de Crescimento, Distorção no Espaço do Redshift.

Neste trabalho nós usamos o modelo de gás de Chaplygin decomposto em matéria sem pressão e energia do vácuo para estudar a distorção no espaço do redshift causado pela velocidade peculiar das galáxias. Introduzindo a matéria bariônica nas equações que descrevem a dinâmica, obtemos a previsão teórica da combinação fσ8 e mostramos que sua evolução depende do modelo de aglomeração da densidade de energia do vácuo. Usando os dados observacionais para as medidas na distorção do espaço dos redshift fσ8, realizamos um teste estatístico usando a Cadeia de Monte Carlo operando o algoritmo do Python MultiNest . Assumindo que a densidade do vácuo é homogênea encontramos como melhor ajuste o conjunto de parâmetros σ8(0) = 0.80{+0.14 −0.11}, Ωm0 = 0.31{+0.19 −0.17} e α = −0.05{+0.64 −0.58}. Fixando-se alguns valores para o parâmetro α verificamos que tais modelos são capazes de descrever os dados de fσ8 com o melhor ajuste Ωm0 − σ8(0) crescendo para α < 0 e decrescendo para α > 0.

Externo ao Programa - 3060535 - CARLOS ENRIQUE VALCARCEL FLORES
Interno - 2582577 - CASSIO BRUNO MAGALHAES PIGOZZO