Desenvolvimento Infantil no Contexto da Atenção Básica: modelo de intervenção para crianças com deficiência e cuidadores
Desenvolvimento infantil. Criança com deficiência; Intervenção precoce; Atenção primária à saúde; Cuidadores; Intervenções de treinamento dos pais
A política da pessoa com deficiência não se traduziu na implementação de uma linha de cuidado na Atenção Básica nem em propostas operacionais estruturadas, tornando a atenção infantil ainda insuficiente e sem clareza neste nível de atenção. A ocorrência do surto de microcefalia e demais alterações decorrentes do Zika Vírus, aumentou o número de crianças com deficiência, colocando em evidência problemas estruturais na oferta do cuidado em saúde, dando visibilidade para esta questão. Este estudo tem por objetivo analisar os limites e as possibilidades dos recursos da atenção básica, para caracterizar a natureza do cuidado para a promoção do desenvolvimento infantil e a saúde mental dos familiares, considerando a densidade tecnológica requerida neste espaço de cuidado e suas relações com o nível especializado de atenção. Foi realizado uma revisão sistemática do tipo integrativa para identificar as evidências disponíveis para orientar a prática com crianças e suas famílias no contexto da AB. Foram examinados estudos primários que descreveram ações implementadas no contexto da atenção primária entre 2014 e 2018. Este estudo categorizou: 4 programas de treinamento, uso de 12 tipos diferentes de instrumentos de rastreio e identificou 11 ações, sendo cinco de apoio / estimulação do desenvolvimento, cinco de apoio / suporte familiar e uma de base comunitária. detecção precoce (uso de ferramentas de triagem). De maneira geral, estas proporcionaram o aumento nos níveis de desenvolvimento e participação social; oferta de orientações e de informações de saúde / recursos comunitários; definição de projeto terapêutico articulado com outros níveis de atenção; e acolhida familiar. Esta revisão forneceu evidências da lacuna existente na assistência para o acompanhamento do desenvolvimento infantil no contexto da APS, principalmente da criança com deficiência. A natureza destes estudos também traz uma importante reflexão sobre as intervenções disponíveis, visto que sua grande parte está voltada para triagem e detecção, deixando de lado o espaço onde a vida acontece: a família e a comunidade.