Banca de DEFESA: ANNE SOARES SILVEIRA

DISCENTE : ANNE SOARES SILVEIRA
DATA : 27/08/2019
LOCAL: Sala 01 do Instituto de Saúde Coletiva

Análise da oferta na atenção especializada e hospitalar na Região Metropolitana de Salvador.

Serviços de saúde, Atenção Especializada, Atenção Hospitalar, Planejamento em Saúde.

A análise do sistema de saúde brasileiro revela a expansão do acesso e cobertura de procedimentos de atenção básica e de cuidados complexos. Entretanto, permanecem problemas que afetam a prestação de serviços. Por exemplo, a concentração de recursos de média e alta complexidade em grandes centros urbanos e, sobretudo, a dependência do SUS ao setor privado. Com o objetivo de analisar a adequação da oferta na atenção especializada e hospitalar foi realizado estudo de agregados da oferta de estabelecimentos de saúde e a cobertura potencial dos leitos, consultas, equipamentos e profissionais médicos, tendo como unidade de análise os municípios que integram a Região Metropolitana de Salvador, Bahia, entre os anos de 2012 e 2017. Foram utilizados dados secundários disponíveis no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Rede Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os parâmetros nacionais existentes para o setor público serviram como referência para a avaliação da oferta. Verificou-se concentração de estabelecimentos de saúde no município de Salvador (82,7%), sendo que 90,7% deles não atendem ao SUS. Por sua vez, há elevada oferta de equipamentos diagnósticos e déficit em todas as especialidades médicas analisadas. Ainda que a oferta de leitos hospitalares alcance o padrão preconizado, os leitos SUS representam menos de 50% do total. Os achados deste estudo podem contribuir especialmente no âmbito da organização da rede de serviços na RMS, visando auxiliar no planejamento em saúde, bem como dar maior visibilidade ao controle social a ser exercido pela população.

Externo ao Programa - 2334417 - ALCIONE BRASILEIRO OLIVEIRA CUNHA
Presidente - 284115 - JAIRNILSON SILVA PAIM