Banca de DEFESA: LANA MÉRCIA SANTIAGO DE SOUZA

DISCENTE : LANA MÉRCIA SANTIAGO DE SOUZA
DATA : 09/05/2023
LOCAL: Sala 01 (térreo) - Instituto de Saúde Coletiva

Cuidado integral às pessoas com sobrepeso e obesidade: avaliação de intervenções públicas de saúde.

Sobrepeso. Obesidade. Estudo de avaliação. Política Pública de Saúde. Atenção Primária à Saúde.

PROBLEMÁTICA: A obesidade caracteriza-se como fenômeno social, pandêmico, multicausal, compreendido como doença ou fator de risco para outros agravos, constituindo-se como desafio à saúde pública. Assim, intervenções neste campo têm sido implementadas para buscar prevenção e/ou controle de aumento da obesidade nas populações, bem como o cuidado às pessoas que convivem com excesso de peso. No Brasil, em 2013 é instituída a Linha de Cuidado ao Sobrepeso e Obesidade (LCSO), como estratégia de organização da atenção, a partir das redes temáticas. OBJETIVO: Avaliar intervenções públicas de saúde, voltadas à condição de sobrepeso e obesidade. METODOLOGIA: Para análise da produção acadêmica, foi realizada revisão de escopo da literatura, nas bases de dados MEDLINE/ PubMed, Web of Science e LILACS. Os estudos selecionados foram organizados segundo as suas características e analisadas a partir das Estratégias de saúde pública aplicáveis à obesidade, baseadas em Poulain (2013). No segundo momento foi conduzida a avaliação da teoria da Linha de Cuidado ao sobrepeso e obesidade no Brasil, por meio de análise lógica direta. Foram elaborados o modelo lógico da intervenção e o modelo teórico do cuidado a condição de sobrepeso e obesidade na APS, posteriormente comparados, a fim de reconhecer pontos potenciais e fragilidades da intervenção, bem como a força da relação causal entre a ação e seus efeitos. Tendo como referência o modelo lógico elaborado, foi também conduzida avaliação do grau de implantação das ações de cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade, na atenção primária à saúde, em 160 municípios baianos, distribuídos em nove macrorregiões de saúde. Foi utilizada uma matriz avaliativa, cuja pontuação variou de 0 a 100, distribuídos em quatro categorias: Não Implantado (0 a ≤ 25,0), Implantação Incipiente (25,0 a ≤ 50,0), Intermediária (50 a ≤ 75,0), avançada (75,0 a 100). O grau de implantação foi associado a indicadores geográficos, sociais e de saúde. RESULTADOS: A avaliação de escopo permitiu identificar 15 tipos de intervenções voltadas à prevenção e tratamento da obesidade, com maior frequência das ações desenvolvidas no ambiente escolar. Observou-se o foco em estratégias que utilizam a linha do ambiente, através de medidas legislativas regulatórias, com vistas ao enquadramento de condutas e as focadas nos indivíduos e populações de risco através de ações educativas para promoção em saúde. No Brasil, a avaliação teórica da LCSO evidenciou a necessidade de objetivos melhor definidos, meios de ação mais estruturados, financiamento adequado, sensibilização de gestores, profissionais e comunidade sobre o tema, bem como objetivos voltados às práticas de trabalho, para o alcance da integralidade proposta. Maior ênfase precisa ser dada às ações voltadas à gestação, parto e desenvolvimento inicial na infância, ligadas à obesidade. A avaliação revelou implantação incipiente para a maioria dos municípios (n=64, 40,0%) e em cinco, das nove macrorregiões de saúde da Bahia. Nas subcategorias de análise, a promoção da saúde e prevenção ao sobrepeso e obesidade apresentou melhor implantação e a de redução do estigma e qualificação do cuidado, as menores pontuações. CONCLUSÃO: Apesar de sua elevada prevalência, a condição de sobrepeso e obesidade e suas respectivas ações de cuidado na APS, ainda não é prioridade pública. A ideia comportamental de orientação através da educação em saúde para um estilo de vida saudável prevalece nas políticas públicas, indicando um movimento de responsabilização dos sujeitos. É imperativo aprofundar o debate das estruturas sociais de determinação da obesidade, junto à ações de mudança nos sistemas de representações sobre o corpo obeso, sem negligenciar o cuidado. Ademais, faz-se necessário investimentos em recursos financeiros, físicos e humanos, especialmente sobre os processos de trabalho e educação permanente dos profissionais, para qualificação da atenção prestada.

Externa à Instituição - PATRICIA CAMACHO DIAS - UFF
Externa à Instituição - LUCIENE BURLANDY CAMPOS DE ALCÂNTARA - UFF
Interna - 3498044 - MONIQUE AZEVEDO ESPERIDIAO
Externa ao Programa - 287689 - SANDRA MARIA CHAVES DOS SANTOS - nullPresidente - 1114664 - SONIA CRISTINA LIMA CHAVES