TELEMONITORAMENTO MULTIDISCIPLINAR NO CENTRO DE ATENÇÃO
PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL DE VITÓRIA DA CONQUISTA:
CONQUISTAS E DESAFIOS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO
Palavras-chave: Telemonitoramento; Saúde Mental; Equipe Multidisciplinar; Infantojuvenil
O uso da tecnologia está relacionado ao progresso dos sujeitos e das coletividades, tendo
como possibilidade a melhoria na qualidade de vida, principalmente no que se refere à
inovação dos serviços de atendimento na área da saúde. O presente estudo tem como
finalidade descrever as potencialidades e possíveis barreiras subjacentes ao
telemonitoramento no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPS IA)
de Vitória da Conquista (BA), implantado no período da pandemia de COVID-19. O
protocolo de telemonitoramento aos usuários e seus responsáveis foi criado pela equipe
técnica do serviço com o intuito de oportunizar, através de ligações telefônicas, a execução de
procedimentos como escuta, avaliação das condições clínicas, bem como orientações sobre
manejo comportamental, conduta medicamentosa, dentre outros encaminhamentos realizados
ao público atendido. Para alcançar o objetivo proposto, será realizada uma pesquisa empírica
de natureza qualitativa, avaliativa e transversal. O método de coleta de dados será através da
técnica de grupos focais, a serem executados em dois encontros para cada grupo de
participantes, com duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. A coleta de dados será
realizada no referido serviço, respeitando-se as exigências éticas cabíveis à pesquisa. Os
participantes da pesquisa serão profissionais, responsáveis e adolescentes que participaram do
telemonitoramento durante a pandemia. Os conteúdos produzidos serão analisados
tematicamente. Partiu-se do pressuposto de que o uso do telemonitoramento permitirá uma
expansão na capacidade e qualidade de atendimento da população infantojuvenil e seus
familiares, redução das filas de espera e maior satisfação dos usuários, principalmente aqueles
que residem distantes do equipamento CAPS. Como resultados, espera-se propor à Gestão
Municipal a criação de uma plataforma online de cadastro e atendimento que promova a
melhoria dos serviços prestados pela equipe multiprofissional do CAPS IA através do
telemonitoramento de maneira definitiva.