PPGPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE (PPGPS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANNA MATOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANNA MATOS SANTOS
DATA : 06/10/2023
LOCAL: Sala 401 - Prédio administrativo da Ufba

Saúde Mental de profissionais de saúde da Atenção Primária: síntese de evidências e proposição de Instrumento para Monitoramento da Condição Pós-Covid-19

Condição Pós-Covid-19, Saúde Mental, Pessoal de Saúde, Atenção Primária à Saúde.

O projeto de dissertação se alinha a Linha de Pesquisa 1 - Práticas Clínicas e Saúde Mental do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia. Tem como objetivo identificar evidências científicas e propor estratégias para identificação e monitoramento da saúde mental de trabalhadores com a condição pós-covid-19 que atuam no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa, com delineamento descritivo e exploratório. A pesquisa será realizada em duas etapas: 1) desenvolvimento da síntese de evidências científicas de acordo com a literatura atual sobre a condição pós-covid-19. O critério de inclusão dos artigos será a publicação eletrônica na íntegra no período de janeiro de 2020 a janeiro de 2023 e indexados nas bases de dados Scopus, ScienceDirect, PubMed, Scielo e BVS. Serão excluídos artigos que não abordem a temática central;  não abordem estratégias preconizadas para a identificação e monitoramento de estratégias; estudos não originais como cartas ao editor, prefácios, comunicações breves, correções/erratas, comentários, editoriais, prelo, literatura cinzenta e artigos com texto completo indisponíveis. 2) proposição do instrumento desenvolvido para identificação e monitoramento em saúde mental de trabalhadores com a condição pós-covid-19 no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Por meio dessa pesquisa, espera-se desenvolver três artigos científicos e um instrumento para rastreio e atenção à saúde mental destinado aos profissionais da Atenção Primária que apresentam repercussões decorrentes da condição pós-covid-19, de modo a delinear os encaminhamentos necessários na rede de saúde.

Presidente - 2765854 - NILIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO
Interna - 1878474 - EDI CRISTINA MANFROI