Banca de DEFESA: ELIENE GABRIEL DE SOUZA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIENE GABRIEL DE SOUZA SANTOS
DATA : 26/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual (Skype)
TÍTULO:

EMPODERAR É PRECISO: PANTERA NEGRA E AS HQ’S COMO RECURSO PARA O APRIMORAMENTO DOS LETRAMENTOS DISCURSIVOS


PALAVRAS-CHAVES:

Letramentos discursivos. Empoderamento. Pantera Negra. HQ’S.


PÁGINAS: 176
RESUMO:

Apresento neste memorial uma proposta de ensino, no formato de oficina pedagógica, denominada Empoderar é preciso: Pantera Negra e as HQ’S como recurso para o aprimoramento dos letramentos discursivos, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras. Para tanto, visando empreender um trabalho de autorreflexão e de formação enquanto docente, resgato minha trajetória no mundo das letras, o caminho percorrido na docência, os fatos e feitos marcantes da minha vida e as transformações advindas das experiências que culminaram na minha participação no ProfLetras. Para proposição da oficina, tomou-se como fundamento o aprimoramento da competência textual discursiva como fator primordial para o desenvolvimento de habilidades que oportunizem aos/às estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em particular, alunos/as do 9º ano: possibilidades de aquisição de outros letramentos também importantes para o enfrentamento dos desafios impostos pela mundialização; habilidades para solucionar questões próprias da vida moderna; aquisição da autoestima, da autoconfiança e do/a, respeito ao/a outro/a para a extinção de posturas racistas e xenofóbicas tão presentes na sala de aula. A prática da oficina baseia-se na premência do aprimoramento/aquisição das competências leitora e escritora bem como em questões incitadoras que despertem a vontade de encontrar solução para segregação racial e a vontade de conhecer a história e a cultura dos /as negros/as e afrodescendentes, conforme preconiza a Lei 10639/03. Para tanto, são propostas atividades de leitura de HQ’S da personagem Pantera Negra; produção de HQ’S de personagens com superpoderes; leitura e reflexão de textos que tratem da história e da cultura dos negros/as; rodas de conversas; apreciação de vídeos e de filme de mesma temática; estudo da linguagem utilizada no gênero; produção de roteiro; organização das produções em coletânea; divulgação e exposição na biblioteca escolar para acesso de toda a comunidade escolar. Para a elaboração da proposta levou-se em conta os pressupostos e posicionamentos de vários estudiosos sobre: a competência textual discursiva: Kleiman, Soares, Tfouni; a posição social de pessoas negras ao longo da história do Brasil: Gomes, Gonzales, Nascimento, Silva, Munanga, Cavalleiro; o papel da educação na sociedade: Freire; gêneros textuais: Bazerman, Casali, Geraldi, Possenti, Marcuschi; gênero discursivo: Rojo, Bronckart, Bakhtin, Dolz, Schneuwly; gênero textual HQ’S: Ramos, Vergueiro, Eisner, Manguel e estratégias de ensino - oficinas pedagógicas: Anastasiou, Moita, Andrade, Moraes, Varela, além de muitos/as estudiosos também renomados/as. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2767538 - MONICA DE MENEZES SANTOS
Interna - 2497959 - RAQUEL NERY LIMA BEZERRA
Externa ao Programa - 2527883 - ROSINES DE JESUS DUARTE
Notícia cadastrada em: 26/10/2021 11:20
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