A ESCRITA DO RELATO AUTOBIOGRÁFICO COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO: UM PERCURSO POSSÍVEL PARA ALUNOS DA EJA
Autobiografia; Escrita; EJA; Letramentos
Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico sobre a práxis pedagógica no contexto da EJA, elaborada a partir da organização da intervenção pedagógica, com a aplicação de uma Sequência Didática para aulas de língua portuguesa, onde se observará o desenvolvimento da escrita dos alunos baseando-se no gênero textual Autobiografia. O objetivo principal da pesquisa é observar a relação da escrita dos alunos do Colégio Estadual Ruth Pacheco, matriculados na modalidade EJA, com as práticas de letramento relacionadas à escrita de si, conforme postulado por Foucault (1992). Objetiva-se ainda investigar a possibilidade de que o relato autobiográfico seja capaz de motivar e conduzir os alunos da EJA a práticas letradas que possam encontrar na experiência do trabalho um tema gerador, um objeto de reflexão para assim ressignificar a escrita. O trabalho está embasado em concepções teórico metodológicas: de língua e texto numa visão sócio-cognitivo-interacional de Marcuschi (2003, 2008); de letramentos de Kleiman (1995, 2001, 2005) e Rojo (1995, 2009); de sequência didática de Schneuwly e Dolz (2010); e de letramentos sociais de Street (2014), dentre outros.