Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA CARLA DE FREITAS OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIANA CARLA DE FREITAS OLIVEIRA
DATA : 27/05/2020
LOCAL: Instituto de Letras - Remoto

A LEITURA DO GÊNERO MEME NOS ANOS FINAIS ENSINO FUNDAMENTAL

Meme. Multimodalidade. Leitura.

O presente projeto de pesquisa trata da leitura do gênero meme dos anos finais do Ensino fundamental e visa a investigar como este gênero, mediado pelas redes sociais, configura-se de no espaço escolar. Sendo o meme um gênero textual híbrido, pode levar a uma série de interpretações dentro das análises verbal e visual. Logo, torna-se relevante o estudo para que se possa inserir de maneira eficaz na proposta pedagógica do Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, em Barreiras, na Bahia, escola que será locus para este projeto de pesquisa e onde ocorrerá a proposta de intervenção.  Pretende-se realizar tal proposta de intervenção a fim de contribuir com o desenvolvimento das habilidades leitoras de alunos no que concerne à leitura e à interpretação de textos multimodais. Por tudo isso, é que uma análise linguístico-discursiva do gênero meme torna-se uma intervenção pedagógica importante para promover letramentos multimodais para alunos do oitavo ano do ensino fundamental.

Presidente - 2400667 - FATIMA APARECIDA DE SOUZA
Interno - 3062795 - ADRIANA SANTOS BATISTA