POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS: Uma proposta para o Campus Floresta do IF Sertão- PE
Acompanhamento de Egresso, juventude, mercado de trabalho, políticas públicas
Este projeto de intervenção buscou realizar um estudo de caso no Instituto Federal de
Educação Ciência e Tecnologia do Sertão-PE Campus Floresta, sobre os processos de
acompanhamento de egressos e propor uma política Institucional para essa ação. Por meio das
situações existenciais buscou-se compreender e interpretar os fatos gerados a partir do estudo
teórico e de campo. Utilizou-se como fonte de referência documentos institucionais; o
referencial teórico e metodológico e as contribuições dos servidores e egressos da instituição,
através de questionários. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa e a técnica de
estudo de caso. Discorre-se sobre as ações de acompanhamento de egressos sem diretrizes e
sem formalização, tendo em vista a organização da rede em conformidade com os órgãos
regulamentadores. O acompanhamento de egressos permite a instituição tecer um panorama
de gestão, evidenciando a sua evolução e potencialidades. Para problematizar as questões
levantadas na investigação sobre o acompanhamento de egressos, o texto aborda questões
reacionadas a juventude, mercado de trabalho, desigualdade social e politicas públicas. A
pesquisa permitiu reunir considerações dos atores institucionais que contribuíram para
formulação de ações de acompanhamento dos egressos e a pesquisa com egressos permitiu
traçar um breve perfil destes na instituição. A partir dessas considerações foi proposta uma
minuta para o acompanhamento de egressos que possibilite o implemento de uma política
para essa ação no IF Sertão Campus Floresta.