PGEDU-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURRÍCULO, LINGUAGENS E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS (PGEDU-P) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Téléphone/Extension: (71) 3283-7297/7297

Banca de DEFESA: ROSINEUMAN DE SOUZA SOARES LEAL

DISCENTE : ROSINEUMAN DE SOUZA SOARES LEAL
DATA : 22/03/2019
LOCAL: Faced UFBA

AS DIVERSAS LINGUAGENS NO COTIDIANO ESCOLAR : POSSIBILIDADES DE RECONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS NO ÂMBITO DO IF SERTÃO-PE CAMPUS FLORESTA

Formação integral. Prática pedagógica colaborativa. Tecnologias digitais e linguagens

O projeto de intervenção que integra este trabalho tem como objetivo promover ações que possam ressignificar o espaço e o tempo do IF SERTÃO – PE Campus Floresta, mediante incorporação de práticas pedagógicas colaborativas no cotidiano escolar, articulando as diversas linguagens, principalmente as que são potencializadas pelas tecnologias digitais, na produção e compartilhamento de conhecimentos. A proposta surgiu da inquietação quanto à baixa coerência entre as práticas pedagógicas, ainda vivenciadas de forma individualizada e disciplinar, com os propósitos de formação integral e emancipatória que institucionalmente está posta como responsabilidade dos institutos federais. Para fundamentar o projeto, de modo que pudesse dialogar com os interesses e necessidades de alunos e professores do Ensino Médio Integrado, para o qual convergem as ações, foi realizada uma pesquisa no Campus Floresta do IF SERTÃO – PE, envolvendo diretamente 16 discentes e 14 docentes dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, optou pela técnica do grupo focal como principal dispositivo para a produção de informações, e teve como objetivo promover um debate reflexivo acerca das práticas pedagógicas vivenciadas no Campus, analisando-se em que medida essas práticas dialogam com as dinâmicas de colaboração e integração possibilitadas pelas diversas linguagens e, por conseguinte, com a formação integral do sujeito. As vozes que dialogaram e debateram sobre o assunto nas sessões do grupo focal, tomando a forma de textos, constituíram o corpus da análise, a qual se procedeu através da Análise Textual Discursiva. A pesquisa revelou que as práticas pedagógicas de natureza colaborativa são bastante limitadas, pois o cotidiano pedagógico do Campus ainda está impregnado de posturas que remetem à fragmentação e à hierarquização, e que pouco exploram, ou usam de forma inadequada, o potencial das tecnologias digitais e das diversas linguagens. Assim, com o intuito de instituir outras possibilidades de ensinar e aprender no Campus Floresta, foi proposta a criação do ESPAÇO ABERTO – conhecimentos em construção e compartilhamento, com o intuito de fomentar práticas pedagógicas colaborativas e integradoras e estabelecer relações mais abertas e plurais nos processos formativos, proporcionando aos sujeitos a condição de protagonistas de sua aprendizagens.

Presidente - 2497767 - SALETE DE FATIMA NORO CORDEIRO
Interno - 1418909 - MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA