PGEDU-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURRÍCULO, LINGUAGENS E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS (PGEDU-P) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Téléphone/Extension: (71) 3283-7297/7297

Banca de DEFESA: EDUARDO LUCINDO RODRIGUES DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO LUCINDO RODRIGUES DA CUNHA
DATA : 07/07/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Recurso Remoto
TÍTULO:

Galvanizar o Frankenstein: Currículo(s) Integrado(s) no Ensino Médio Integrado na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica 


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo integrado; Ensino Médio Integrado; Integração Curricular; Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Planejamento Curricular


PÁGINAS: 220
RESUMO:

O presente trabalho teve como objetivo compreender as diversas interpretações atribuídas por gestores, professores e técnicos administrativos em educação sobre o(s) currículo(s) integrado(s) e seus elementos de indução de integração curricular para o Ensino Médio Integrado na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, considerando a atuação ativa desses profissionais da educação na ressignificação dos textos, discursos e práticas curriculares, com base nas teorias da atuação política (policy enactment) e da recontextualização por hibridismo. A pesquisa se enquadra em uma abordagem qualitativa, de caráter engajado e implicado, alternando momentos exploratórios, descritivos, compreensivos e interventivos, cujo desenvolvimento concretizou-se, no recorte tempo-espacial, nos anos de 2021 a 2023, período de reformulação dos projetos pedagógicos de curso dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo campus Nova Venécia. Para a construção dos dados, a entrevista semiestruturada e anotações de caderno de campo foram adotadas como instrumentos principais, aplicadas a professores, técnicos administrativos em educação e gestores, sujeitos-participantes selecionados a partir de imersões exploratórias e implicadas nas comissões institucionais de reformulação de projetos pedagógicos, acompanhada de análises documentais, observações participantes e participações observantes/observadoras. A bricolagem se constituiu como vertente teórico-metodológica   para o tratamento dos dados empíricos. O estudo concluiu que ainda que haja a intitulação de currículo integrado na política curricular, as propostas curriculares para o ensino médio integrado enfocadas ainda não realizam integração curricular, culminando em propostas curriculares extremamente fragmentadas, compartimentadas e por conseguinte inchadas e exaustivas, caracterizando a metáfora de Frankenstein que intitula o presente trabalho. Por se tratar de uma pesquisa realizada no âmbito de um Mestrado Profissional em Educação, a composição resultante dos dados construídos subsidiou uma proposta de cunho interventivo materializada em um Plano de Ação, em forma de roteiro(s) sugerido(s) multivetoriais, com fins a contribuir em ações futuras de  planejamento curricular referentes às (re)formulações de projetos pedagógicos de curso, na rede de educação na qual o pesquisador atua profissionalmente como gestor pedagógico, caracterizando o trabalho como uma pesquisa-intervenção.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JÚLIO DE SOUZA SANTOS - IFES
Presidente - 1000225 - MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SA
Interna - 1853904 - MARLENE OLIVEIRA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 21/06/2023 10:27
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