PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Téléphone/Extension: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: ELIANA BARBOSA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANA BARBOSA PEREIRA
DATA : 16/12/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Sessão Remota
TÍTULO:

A SUPERVISÃO ACADÊMICA DO PROJETO MAIS MÉDICOS NO ESTADO DA BAHIA:
ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO?



PALAVRAS-CHAVES:

Programa Mais Médicos. Integração ensino e serviço. Educação em Saúde.


PÁGINAS: 74
RESUMO:

O Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) foi criado em 2013, a partir da Lei nº 12.871, com o objetivo de suprir a escassez de médicos nas equipes de saúde da família e efetivar a universalização do acesso à saúde na atenção primária no SUS. Dentre as ações previstas para a consecução dos objetivos do PMMB, destaca-se a promoção de aperfeiçoamento dos médicos lotados na atenção básica, nas regiões prioritárias do SUS, mediante integração ensino-serviço-comunidade. Nesse sentido, o médico participante do PMM se envolve nos processos de aperfeiçoamento profissional, em uma perspectiva de educação permanente em saúde (EPS), por meio de Supervisão Acadêmica ofertada pelo Ministério da Educação e dos ciclos formativos ofertado pelo Ministério da Saúde. O presente estudo procurou analisar se prática de Supervisão Acadêmica do Programa Mais Médicos para o Brasil fortalece a integração ensino-serviço no estado da Bahia. Para produzir dados, as informações foram coletadas por meio da análise documental de relatórios postados pelos supervisores incluídos na pesquisa no sistema Webportfólio UNASUS, durante o ano de 2019, além de entrevistas com doze supervisores vinculados às instituições supervisoras SESAB, UFOB e UNIVASF/BA e, finalmente, registros da observação da pesquisadora nas reuniões de tutoria e supervisão. Os resultados demonstram que, se por um lado a possibilidade de construção da supervisão acadêmica, a partir das realidades territoriais e dos atores envolvidos com a sua prática, traz certa potência ao PMMB, a ausência de diretrizes e espaços de educação permanente para os atores que executam a supervisão acadêmica implica em fragilidades e compromete a consolidação da integração ensino e serviço. A instabilidade política em torno do governo federal e as constantes trocas de coordenação e equipe no nível central implicaram em fragilidades na supervisão acadêmica. Nessa perspectiva, a supervisão acadêmica não é capaz de transformar a prática médica, pois se constitui, sobretudo, de forma burocrática e gerencial, estando muito aquém do que se espera de uma supervisão qualificada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2778424 - CATHARINA LEITE MATOS SOARES
Interno - 2188285 - LUIS EUGENIO PORTELA FERNANDES DE SOUZA
Externa à Instituição - TANIA CELESTE MATOS NUNES - Fiocruz - RJ
Notícia cadastrada em: 09/12/2021 14:14
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