PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Téléphone/Extension: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: JOELMA DE MEIRA FERREIRA

DISCENTE : JOELMA DE MEIRA FERREIRA
DATA : 04/10/2021
LOCAL: Sessão Remota

PERFIL DE OFERTA E UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DA POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE DO ALTO SERTÃO BAHIA (2017-2019)

Atenção Secundária; Atenção Primária à Saúde; Regionalização; Necessidades e demandas de serviços de saúde; Acesso à serviços de saúde

Este estudo teve por objetivo analisar o perfil de oferta e utilização dos serviços da Policlínica Regional de Saúde do Alto Sertão Bahia (2017-2019) a partir da descrição do processo de implantação e definição da oferta de serviços e caracterização deste perfil correlacionando-o com as necessidades de saúde da população. Trata-se de estudo retrospectivo, exploratório, descritivo e de natureza qualitativa. A produção de dados foi realizada mediante análise documental e realização de entrevista com informantes chaves. O critério de inclusão dos participantes considerou o envolvimento dos mesmos no processo de discussão que ocorreu regionalmente, que antecedeu a implantação. A análise dos dados foi realizada mediante a técnica de Análise de Conteúdo Temática. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. No âmbito da gestão evidenciou-se a importância do Planejamento Regional Integrado e da participação efetiva das instâncias de governança regional como a CIR em todas as etapas do processo de implantação de serviços de saúde regionalizados. No campo assistencial, a influência do modelo assistencial hegemônico foi demonstrada bem como a fragilidade da Atenção Primária à Saúde na identificação das demandas territoriais de saúde refletindo na oferta e utilização dos serviços de atenção especializada. Os resultados sobre o perfil de oferta revelaram que esta não possui uma relação diretamente proporcional à utilização dos serviços, indicando uma possível inadequação da oferta e a emergente necessidade de uma reavaliação do cenário regional subsidiada por uma análise situacional de saúde criteriosa com vistas a identificar as reais necessidades de saúde da população para adequação dos serviços ofertados na Policlínica Regional de Saúde do Alto Sertão.

Externa à Instituição - ANA PAULA CHANCHARULO DE MORAIS PEREIRA - UEFS
Interna - 078.972.005-15 - CARMEN FONTES DE SOUZA TEIXEIRA - UFBA