PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Téléphone/Extension: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: LUCIANA BOA MORTE DE SANTANA

DISCENTE : LUCIANA BOA MORTE DE SANTANA
DATA : 30/08/2019
LOCAL: escola de enfermagem

PERFIL E VULNERABILIDADE SOCIAL DE PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME ATENDIDAS EM UM AMBULATÓRIO DE HEMATOLOGIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM SALVADOR, BAHIA

Doença Falciforme. Vulnerabilidade social. perfil sócio econômico

A Doença Falciforme (DF) é a patologia genética mais frequente no Brasil, com maior concentração entre pessoas negras. Esta população, historicamente negligenciada, vivencia o impacto da vulnerabilidade social nas condições clínicas e psicossociais das pessoas que convivem com este agravo . O objetivo foi analisar o perfil socioeconômico de pessoas com doença falciforme atendidas no ambulatório de hematologia do HUPES, identificando contextos de vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com uma abordagem qualitativa, que foi realizado em um Hospital Universitário da Bahia com usuários, com idade ≥ 18 anos atendidos no ambulatório de hematologia para tratamento de DF. Foi utilizada a entrevista com roteiro semi- estruturado. Os dados foram analisados e apresentados em tabelas e gráficos de acordo com o perfil socioeconômico e depoimento dos entrevistados. A pesquisa obteve a aprovação do comitê de ética em pesquisa. Nos resultados foi possível observar que a maioria das pessoas possuía nível médio completo, dificuldade em manter empregos e as atividades se mantiveram manuais e com baixos salários. Esses achados comprovaram a situação de empobrecimento, dificuldades de acesso, problemas decorrentes de complicações devido ao diagnóstico tardio, dentre outras. Conclui-se que, ao considerar a vulnerabilidade social de pessoas com DF, é necessário que os serviços de saúde sejam capazes de acolher essas demandas sociais, cumprindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde, que preconiza a equidade e a integralidade como princípios norteadores do cuidado.

Interno - 2334417 - ALCIONE BRASILEIRO OLIVEIRA CUNHA
Interno - 2570813 - CLARICE SANTOS MOTA