PGMICRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA (PGMICRO) INSTITUTO DE BIOLOGIA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: GRACIETE SOARES LIBORIO VERÍSSIMO

DISCENTE : GRACIETE SOARES LIBORIO VERÍSSIMO
DATA : 02/06/2023
LOCAL: Instituto de Biologia

Análises genômicas e fenotípicas do polissacarídeo de superfície poli-N-acetilglicosamina (PNAG) em bactérias do gênero Leptospira.

biofilme, exopolissacarídeos, leptospirose, matriz extracelular, operon pga.

Poli-β-(1,6)-N-acetilglucosamina (PNAG) é um polissacarídeo de superfície amplamente expresso e presente na matriz de biofilme de diferentes espécies bacterianas. PNAG é um fator de virulência, envolvido na proteção contra as defesas inatas do hospedeiro, antibioticoterapia e das condições de estresse do ambiente. Leptospiras patogênicas são os agentes etiológicos da leptospirose, uma antropozoonose de distribuição mundial, com impacto na saúde humana e animal. Leptospira forma biofilmes no ambiente e nos rins do reservatório Rattus norvegicus. No entanto, informações sobre a composição da matriz exopolimérica de biofilmes de Leptospira, bem como as proteínas envolvidas na expressão de PNAG, são pouco caracterizadas. Neste trabalho nós avaliamos a expressão de PNAG por Leptospira através de abordagens de imunofluorescência (IF), bioquímica e genômica. Através da IF, demonstramos que PNAG é expresso na superfície celular de Leptospira com diferentes graus de patogenicidade e está presente na matriz exopolimérica do biofilme. O tratamento bioquímico com metaperiodato de sódio clivou as ligações N-acetilglicosamina-β-(1,6) confirmando a presença de PNAG. Através de análise genômica comparativa identificamos proteínas com similaridade a glicosiltransferases e desacetilases relacionadas à expressão de PNAG. Nesse estudo, demonstramos a presença de PNAG em Leptospira no fenótipo planctônico e na matriz do biofilme. Nosso estudo expande o conhecimento acerca da composição do biofilme de Leptospira e contribui para a compreensão dos possíveis mecanismos de sobrevivência de Leptospira no ambiente e na relação patógeno-hospedeiro.

Presidente - 1879071 - PAULA CARVALHAL LAGE VON BUETTNER RISTOW
Externa à Instituição - FLÁVIA FIGUEIRA ABURJAILE - UFMG