PPEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPEC) ESCOLA POLITÉCNICA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: RODRIGO RODRIGUES COUTINHO DA CARVALHO MACÊDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO RODRIGUES COUTINHO DA CARVALHO MACÊDO
DATA : 26/04/2021
HORA: 17:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE RUAS COMPARTILHADAS E RUAS COMPLETAS


PALAVRAS-CHAVES:

Espaço Público, Avaliação Pós Ocupação, Ruas compartilhadas e Ruas Completas.


PÁGINAS: 238
RESUMO:

A cidade sempre foi um lugar de encontro, de comércio e de circulação: encontro de pessoas, troca de informações sobre a sociedade, proporcionando acesso e conectando os indivíduos aos vários usos da cidade. A evolução histórica da mobilidade urbana é marcada pela ascensão, estabilidade e declínio da posse e uso do automóvel. A produção do espaço urbano voltado a escala automobilística foi o paradigma aplicado nos centros urbanos, moldando o tecido urbano ao transporte individualizado. Inúmeros conflitos emergem das contradições do modelo utilizado - congestionamentos, acidentes de trânsito, poluição atmosférica, indução de alterações no clima- ficando evidente a impossibilidade de atender ao uso desproporcional dos veículos, principalmente em áreas urbanas mais densas. Logo, a rua caracteriza-se como um espaço de disputa entre os diferentes atores urbanos que participam da vida social da cidade. A rua passou por diversas transformações urbanísticas: o que ocorria em locais abertos (convivência,comércio e lazer), vão para locais privados fechados (shoppings centers), induzindo a valorização da privatização da vida. Consequentemente, com a alteração do ciclo de socialização e as transformações dos valores públicos e privados, houve o esvaziamento e abandono do espaço público (praças, parques e jardins). Com a latente atenção da coletividade à qualidade ambiental urbana e a valorização da mobilidade ativa no espaço público, desenvolvem-se conceitos como Shared space, Traffic calm, Ruas compartilhadas e Ruas completas, em prol da “cidade para pessoas''. Visto que, tais conceitos são produtos de experiências internacionais e importadas para outros países, como por exemplo, o Brasil, fazem-se necessárias as devidas adaptações para a coerente aplicação dos mesmos. O problema apontado é que: os espaços produzidos através desses conceitos estão sendo implantados apenas como ferramentas de requalificação do ambiente e valorização do tecido urbano; sem uma avaliação de desempenho do ambiente construído, sem informações do nível de serviços oferecidos por estes espaços e poucos dados divulgados após sua ocupação. Tratar o espaço público de maneira fracionada implica em resultados reducionistas e parciais. Assim, destaca-se a relevância de uma abordagem holística na avaliação de
desempenho, considerando a pluralidade de aspectos técnicos e seus indicadores. Esta pesquisa tem o objetivo de propor uma metodologia de avaliação de desempenho de ruas compartilhadas e ruas completas. O procedimento metodológico para este estudo, vale-se da mescla de metodologias de referência, iniciada com uma revisão bibliográfica de espaços públicos, ruas usuais, ruas compartilhadas e ruas completas. Identificam-se seus elementos básicos, os principais usuários de uma rua, as transformações, setorizações e elementos de valorização dos pedestres nestes espaços públicos. Sobre métodos de avaliação de desempenho, segue-se a lógica dos elementos básicos identificados e apontados pelos teóricos como fundamentais numa avaliação de ambiente construído. Após este estudo, a metodologia arquitetada propõe 7 (sete) aspectos de avaliação de desempenho para ruas compartilhadas e ruas completas, apontando os respectivos indicadores relevantes para a valorização destes espaços públicos e a socialização. A pesquisa aplica um dos aspectos de desempenho na rua compartilhada do bairro da Barra, em Salvador; e exemplifica uma avaliação de desempenho de rua completa, em São Paulo. Como contribuição para a comunidade acadêmica e sociedade, traz sugestões para melhoria dos espaços públicos durante e depois da pandemia, destacando o tema Espaços Públicos x Covid-19.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1348502 - ILCE MARILIA DANTAS PINTO
Interno(a) - 1859652 - JUAN PEDRO MORENO DELGADO
Externo(a) à Instituição - MARCOS THADEU QUEIROZ MAGALHAES
Presidente - 3362965 - PATRICIA LUSTOSA BRITO
Notícia cadastrada em: 23/04/2021 15:52
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA