Banca de DEFESA: CARLOS BRUNO DE JESUS OLIVEIRA

DISCENTE : CARLOS BRUNO DE JESUS OLIVEIRA
DATA : 23/11/2022
LOCAL: Instituto de Matemática e Estatística

UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSOCIADA À ETIMOLOGIA NA RE(CONSTRUÇÃO) E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE ÃNGULO:  UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Atividade Investigativa; Etimologia; Geometria Euclidiana Plana; Ângulos

Essa dissertação visa apresentar e analisar como um produto educacional que se compõe de uma Atividade Investigativa para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, associada ao uso da Etimologia, pode proporcionar a (re)construção e a compreensão do conceito de ângulo e algumas de suas particularidades. Este trabalho é composto por Introdução, quatro capítulos, considerações finais e um apêndice. Na Introdução, são apresentadas as trajetórias pessoal, profissional e acadêmica e motivações para a escolha do tema e de que forma elas se articulam até culminarem nessa dissertação, bem como um resumo de sua estrutura. No primeiro capítulo, é apresentada a fundamentação teórica – pedagógica e matemática, que alicerça o produto educacional desenvolvido. Em seguida, inicia-se uma breve discussão acerca dos conceitos de Investigação Matemática e de Atividade Investigativa, suas principais etapas e particularidades, além das contribuições trazidas pela Etimologia para a compreensão dos termos e conceitos matemáticos. Finalizando esse capítulo, é feita a exposição do conteúdo matemático abordado no produto educacional. O segundo capítulo é dedicado à caracterização do produto educacional. Em sua primeira parte, é explicitada a estrutura da Atividade Investigativa construída, com suas etapas e objetivos. Na segunda parte, são detalhados os perfis das turmas nas quais o produto educacional foi aplicado e o contexto da aplicação. Na terceira e última parte, é feita a descrição de como se deu a realização da atividade junto aos discentes. O terceiro capítulo é destinado aos aspectos metodológicos. São apresentados os elementos da Análise de Conteúdo, metodologia de análise de dados empregada na pesquisa, com adoção de etapas segundo propostas por Bardin (1977). O quarto capítulo é dedicado à análise dos dados, tratamento, inferência e interpretação dos resultados, conforme a fundamentação teórica e alinhado ao objetivo da pesquisa. No quinto e último capítulo são apresentadas as considerações finais. Após as referências, há um apêndice que traz, na íntegra, a estrutura da Atividade Investigativa desenvolvida e aplicada. Os dados obtidos e analisados possibilitaram inferir que as Atividades Investigativas, associadas á abordagem etimológica, proporcionaram aos discentes a re(construção) e a compreensão do conceito de ângulo e suas particularidades. Ao longo da aplicação das atividades, verificava-se o aumento progressivo do interesse e da compreensão dos estudantes acerca dos conceitos matemáticos abordados, na medida em que eram desafiados pelas tarefas propostas, coadunados pela mediação docente. Pelos seus objetivos, atividades propostas e resultados obtidos, essa pesquisa, além de poder contribuir para o Ensino da Matemática, também possui o potencial de incentivar o debruçar-se na busca por metodologias que visem aprimorar o ensino da Geometria.

Externo à Instituição - ANETE OTÍLIA CARDOSO DE SANTANA CRUZ - IFBaiano
Presidente - 287205 - GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS