PPEE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ESTRUTURAS (PPEE) ESCOLA POLITÉCNICA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: MICHEL FRANKLIN DE ALMEIDA LOPES

DISCENTE : MICHEL FRANKLIN DE ALMEIDA LOPES
DATA : 19/09/2019
LOCAL: Escola Politécnica

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE LIGAÇÕES METÁLICAS EM ALVENARIAS POR MEIO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL

Alvenaria de tijolo maciço; Comportamento mecânico; Modelagem estrutural; Reabilitação estrutural; Sistemas de ancoragem

O Brasil conta com um vasto patrimônio histórico, artístico e cultural da época colonial composto de edificações construídas, em sua maioria, em alvenaria. Em Salvador, atualmente, parte deste legado apresenta-se com elevada degradação, sendo necessárias intervenções restaurativas para que o mesmo permaneça estável. Várias são as técnicas de consolidação e/ou reabilitação estrutural que podem ser empregadas, entre elas o uso de estrutura metálica. A presente dissertação tem como propósito investigar a ligação entre uma estrutura metálica nova, provisória ou definitiva, e a antiga, em alvenaria de tijolo maciço. Objetiva-se fazer uma análise comparativa do comportamento mecânico de três tipos de conectores metálicos (mecânico, químico e com grout) obtido como resultado de ensaios experimentais de pull-out com o da modelagem computacional e com o adquirido por formulações analíticas presentes na literatura de referência. A partir destes estudos, poderá ser identificado o tipo de conexão mais adequado nas intervenções restaurativas com uso de estrutura metálica.

Interno - 3213159 - ROSANA MUNOZ
Interno - 1675606 - ALEX ALVES BANDEIRA