Banca de DEFESA: STEVE BIKO MENEZES HORA ALVES RIBEIRO

DISCENTE : STEVE BIKO MENEZES HORA ALVES RIBEIRO
DATA : 26/02/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/joana-paixao-monteiro-cunha/invite

CARACTERIZAÇÃO IMUNOGÊNICA DO GENE DO GRUPO ANTÍGENO (gag) DAS CEPAS DO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA DO TIPO 1 (HIV-1) CIRCULANTES NO BRASIL.

HIV-1, gag, epítopos, Brasil.

RIBEIRO. S B M H A. Caracterização imunogênica do gene do grupo antígeno (gag) das cepas do vírus da imunodeficiência humana do tipo 1 (HIV-1) circulantes no Brasil, 2020. 105. Exame de Qualificação – Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. A grande variabilidade genética do HIV representa um grande obstáculo tanto para o controle da infecção pelo sistema imune do hospedeiro como para o desenvolvimento de drogas e vacinas eficientes. Células CTLs que reconhecem epítopos codificados pelo gene do grupo antígeno (gag) do HIV têm sido associadas com o controle inicial da infecção e utilizadas em abordagens atuais de desenvolvimento de uma vacina para o HIV. Com isso, o objetivo deste estudo foi investigar a variabilidade dos epítopos ligantes de HLA de classe I no gene gag de cepas de HIV-1 circulantes no Brasil, disponíveis em banco de dados de acesso público. Para tanto, determinou-se a variabilidade e predominância alélica do HLA de classe I na população brasileira para que assim fosse feita a identificação de epítopos do gene gag de cepas de HIV-1 circulantes no Brasil. Para predominância alélica do HLA foi utilizada o Bando de Dados de Frequência Alélica (AFND), as regiões gag foram retiradas através do endereço eletrônico https://www.hiv.lanl.gov, com os genes previamente definidos (gag) e os alelos de HLA mais prevalentes na população brasileira. O Banco de Dados de Epítopos Imunes (IEDB), por meio da ferramenta de ligação foi usado para determinar quais são os melhores epítopos brasileiros de ligação ao HLA. Foi também realizado modelagem da estrutura proteica para o antígeno que obteve melhor valor de identidade, por meio do programa Swiss-Model. A partir dessa pesquisa gerou-se uma tabela com a descrição dos epítopos presentes nos subtipos mais circulantes no Brasil reconhecidos por cada alelo de HLA de classe I previamente determinado (HLA-A*2, A*24, A*03, A*01, A*68, B*35, B*44, B*15, B*51 e B*07), ao HXB2 e aos subtipos B, F e C do HIV-1 e a posição do epítopo em relação ao gene gag. Como resultado, foram encontradas 1320 epítopos totais, sendo 316 para HXB2, 336, 321 e 302 para os subtipos B, F1 e C respectivamente. A partir dessa análise preliminar foram encontrados 24 epítopos candidatos altamente conservados entre os subtipos B, F1 e C. Importante ressaltar que um dos epítopos identificados nesse estudo – EPRGSDIAGTTSTL - não foi descrito em banco de dados de patentes e na literatura acadêmica até essa data. Sendo assim, a variabilidade de epítopos ligantes de HLA de classe I no gene gag encontradas no presente estudo gerou dados que caracterizam e descrevem os epítopos circulantes no Brasil, contribuindo para o entendimento sobe a convergência desse epítopos no mundo e para o campo da pesquisa e desenvolvimento de vacinas. Logo, esse estudo irá contribuir de forma efetiva ao avaliar a variabilidade subtipo-específica de epítopos ligantes de alelos de HLA nos genomas dos diferentes subtipos e recombinantes de HIV-1 circulantes no Brasil.

Interno(a) - 1854449 - ALINE CRISTINA ANDRADE MOTA MIRANDA MASCARENHAS
Externo(a) à Instituição - ERIC ROBERTO GUIMARAES ROCHA AGUIAR