Banca de DEFESA: RODOLFO DANTAS LIMA

DISCENTE : RODOLFO DANTAS LIMA
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Escola de Música da UFBA.

Música e Tecnologia: recursos digitais como ferramentas auxiliares ao rendimento pessoal e à dinâmica camerística – relato autoetnográfico.

Música de Câmara; Tecnologia; Pandemia; Adaptação.

O presente Trabalho de Conclusão de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia contém um memorial, um artigo, um produto final e os relatórios das práticas profissionais supervisionadas na área de interpretação e criação musical. No memorial descrevo minha jornada acadêmico-profissional dentro do mestrado. O artigo intitulado "Música e Tecnologia: recursos digitais como ferramentas auxiliares ao rendimento pessoal e à dinâmica de ensaios camerísticos" - relato autoetnográfico, desenvolvo a argumentação em dois contextos: o virtual, no qual relato minha jornada de adaptação ao período da pandemia, pesquisando formas de continuar exercitando atividades camerísticas através de recursos remotos; e o presencial (logo após o processo de flexibilização do isolamento) descrevendo os benefícios e aplicabilidades encontrados em cada recurso para as atividades camerísticas realizadas entre 2021.1 e 2023.2 com o Quinteto da Bahia e Grupo de Câmara da classe do Prof. Dr. Alexandre Casado. Para além disso, aponto ainda prováveis cenários e perspectivas do uso das técnicas e ferramentas trabalhadas, como eventuais bases para produções futuras de formações camerísticas diversas. O produto final, um breve recital virtual com o Quinteto da Bahia, apresento algumas das partituras e obras desenvolvidas no percorrer da realização deste projeto.

Interno - 4277755 - JOSE MAURICIO VALLE BRANDAO
Interno - 1250132 - ALEXANDRE ALVES CASADO
Externo ao Programa - 2373965 - RICARDO BESSA MAGALHAES FRANCA - UFBAExterno ao Programa - 2370046 - RAFAEL LUIS GARBUIO - UFBA
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 16:05