INTEGRAÇÃO DE NOÇÕES DIDÁTICAS NAS PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS NO ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA
Função quadrática, Parábola, Reconstrução praxeológica, Teoria Antropológica do Didático, Percurso de Estudo e Pesquisa.
No campo da antropologia da didática, os conhecimentos didáticos (profissionais) podem ser utilizados para questionar os conteúdos curriculares e as estratégias para ensino destes. Nessa investigação, propõe-se que a integração de noções didáticas nas teorias matemáticas é uma forma de promover tal questionamento. Isso é olhado de perto na difusão do objeto matemático função quadrática num curso de formação de professores de matemática. Isto implica dizer que as restrições nas práticas que constituem a atividade matemática de professores e estudantes constitui o objeto de investigação. Objetiva-se assim, analisar as condições e/ou restrições institucionais de uma proposta de construção de um modelo praxeológico alternativo para o estudo da função quadrática, de modo que sejam trabalhadas situações que nos levem ao encontro da função quadrática como parábola em curso de formação docente. Trata-se de uma discussão também sobre os status da parábola, bem como das inter-relações entre domínios matemáticos. Essa investigação se alicerça no paradigma do questionamento do mundo, amparado teoricamente no quadro da Teoria Antropológica do Didático, do qual toma-se algumas noções necessárias à interpretação dos dados construídos no seu desenvolvimento. É parte de uma Engenharia Didática de segunda geração, denominada Engenharia do Percurso de estudo e pesquisa - PEP, que se constitui como percurso metodológico dessa investigação. Os resultados indicam que a proposição de situações que levem a função quadrática à parábola pela experimentação de um PEP potencializou a integração de noções didáticas nas praxeologias matemáticas dos participantes da investigação e por consequência o questionamento dos conteúdos a serem ensinados. Isso caracterizou ainda, uma espécie de reconstrução de praxeologias didático-matemáticas nesse contexto formativo.