PPGBIOCIENCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIOCIENCIAS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: LUANA WEBER LOPES

DISCENTE : LUANA WEBER LOPES
DATA : 15/03/2024
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde

CORRELAÇÃO EM CONCENTRAÇÕES ELEVADAS DAS CITOCINAS ASSOCIADAS À RESPOSTA Th17 E DESFECHOS DESFAVORÁVEIS EM PACIENTES COM COVID-19 ADMITIDOS À UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

SARS-CoV-2, Citocinas, Resposta Th17

A COVID-19 é uma doença infeciosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Sabe-se, hoje, que a resposta imunológica desempenha um papel fundamental na modulação da gravidade e desfecho dessa doença; e, nesse contexto, a resposta Th17 tem recebido crescente atenção devido à sua capacidade de modulação da inflamação. Foram incluídos prospectivamente 56 pacientes com COVID-19 admitidos à UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) – Bahia, Brasil. Todos os pacientes incluídos tiveram a infecção por SARS-CoV-2 confirmada por meio de PCR em tempo real (RT-PCR) de amostras de swab nasofaríngeo. Coletou-se amostras de soro de todos os participantes para determinação da concentração sérica de citocinas associadas à resposta Th17 (IL-1β, TGF-β e IL-6, IL-17 e IL-23) via ELISA (ensaio imunoenzimático). Foi utilizado teste de Shapiro-Wilk para avaliar a normalidade da distribuição dos dados, a homogeneidade de variância foi verificada por meio do teste de Levene. O teste t de Student foi utilizado para comparações de médias. Realizou-se testes qui-quadrado de independência (2x2) para associações entre variáveis categóricas. Por fim, avaliamos as associações entre as citocinas e a variável de desfecho mortalidade utilizandose correlação de Spearman. Foi demonstrado inicialmente que pacientes do sexo masculine apresentavam mais chances de vir a óbito quando comparados com pacientes do sexo feminino. Observou que pacientes falecidos apresentaram níveis mais elevados de IL-1β e IL-6 comparados com pacientes que receberam alta, em relação ao TGF-β os pacientes falecidos apresentaram níveis séricos substancialmente elevados comparados ao grupo. Embora não tenha sido observadas diferenças estatisticamente significativas foi notada uma tendência de níveis mais elevados de IL-17 e IL-23 em pacientes que evoluíram ao óbito. A IL-1β e TGF-β revelaram uma correlação significativa de forte magnitude com o desfecho morte, já a IL-6 apresentou uma correlação moderada. Quanto as correlações das citocinas entre si encontraramse uma correlação significativa forte da IL-1β com TGF-β. A IL-6 também demonstrou uma correlação significativa forte com a IL-17 e com a IL-23, bem como de moderada magnitude com TGF-β. Por fim, IL-17 e IL-23 exibiram uma correlação significativa de entre si. Com base em nossa análise, concluímos que elevados níveis das citocinas IL-1β, TGF-β e IL-6 estão significativamente associados a um desfecho desfavorável em pacientes com SARS-CoV-2, independentemente das comorbidades presentes. Essas citocinas podem desempenhar um papel importante na patogênese da doença e podem ser indicadores úteis para avaliar a gravidade e o prognóstico dos pacientes infectados pelo SARS-CoV-2.

Presidente - 2315391 - FABRICIO FREIRE DE MELO
Interno - 1739574 - MARCIO VASCONCELOS OLIVEIRA