PPGBIOCIENCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIOCIENCIAS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: THAISE SILVA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAISE SILVA ROCHA
DATA : 16/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/dte-aitb-fie
TÍTULO:

Prevalência de Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis entre homens que fazem sexo com homens (HSH) de 15 a 24 anos no município de Vitória da Conquista – BA.


PALAVRAS-CHAVES:

Neisseria gonorrhoeae; Chlamydia trachomatis; Homens que fazem sexo com homens; Infecções Sexualmente Transmissíveis; qPCR.


PÁGINAS: 164
RESUMO:

No Brasil, as infecções sexualmente transmissíveis (IST) causadas por Neisseria gonorrhoeae (NG) e Chlamydia trachomatis (CT) continuam sendo desafiador problema de saúde pública. Homens que fazem sexo com homens (HSH), adolescentes e jovens são afetados de forma desproporcional pelas IST. A maioria dos indivíduos são frequentemente assintomáticos, o que contribui para a falta de diagnóstico. O presente estudo teve como objetivo verificar a prevalência da infecção por N. gonorrhoeae e C. trachomatis, em diferentes sítios anatômicos, em jovens homens que fazem sexo com homens (HSH), no município de Vitória da Conquista (BA) e avaliar fatores associados. Estudo transversal, com jovens HSH de 15 a 24 anos. O recrutamento foi pela técnica de amostragem dirigida pelo participante (RDS). Dados demográficos e amostras biológicas (swab anal, uretral e oral) foram coletados em centro de referência para IST. A detecção de NG e CT foi feita por meio do diagnóstico molecular (qPCR). As associações entre as variáveis desfecho e as variáveis explicativas foram estimadas pelo teste qui quadrado de Pearson ou pelo teste exato de Fisher e por regressão de Poisson, com estimativa das razões de prevalência (RP) e os seus intervalos de confiança 95% (IC95%). Toda a análise dos dados foi ponderada pelo estimador de Gile, utilizando o delineamento survey no software Stata. A prevalência encontrada para NG foi de 8,1%. Ao analisar a prevalência por sítio, foi observado uma maior prevalência no sítio anal (6,7%) quando comparado com os sítios uretral e oral (3,2% e 2,3% respectivamente). Para CT, a prevalência foi de 8,5%, com prevalência oral de 4,6%, anal de 3,0% e uretral de 1,4%. N. gonorrhoeae foi associado com orientação sexual homossexual e ter feito sexo em grupo. C. trachomatis mostrou associação com a idade de 15 a 19 anos e relato de ter três ou mais parceiros nos últimos 3 meses. Foram observadas altas prevalências das IST em todos os sítios anatômicos, especialmente nos extragenitais, o que reforça a importância de testagem em sítios distintos. As associações encontradas sugerem a necessidade da implementação de medidas educativas, especialmente entre este público mais jovem.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALINE TEIXEIRA AMORIM
Presidente - 1561874 - LUCAS MIRANDA MARQUES
Externo ao Programa - 1217741 - MARCOS PEREIRA SANTOS - UFBA
Notícia cadastrada em: 10/11/2023 12:26
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA